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A partir desta terça, Londres estabelecerá a maior zona de emissões ultrabaixas do planeta. Um avanço importante na luta contra a poluição do ar.

A cidade de Londres tem adotado medidas para combater a poluição causada pelos veículos, e uma delas é a taxação da circulação dos mesmos. Os veículos que não seguem as normas de emissões estão sujeitos a uma taxa diária de 12,50 libras, equivalente a pouco mais de R$ 77, sempre que circulam dentro da chamada Ultra Low Emission Zone (Ulez). Essa taxa incide sobre automóveis mais antigos, carros, motocicletas, vans e outros veículos de até 3,5 toneladas, além de micro-ônibus com até 5 toneladas.

Essa taxação não é algo novo, pois outras cidades já adotaram essa medida para combater a poluição. Cidades como Estocolmo, na Suécia, já possuem essa taxa desde 2007, e Cingapura desde 1975. Nova York também está se preparando para adotar essa medida, sendo a primeira cidade americana a fazê-lo. A taxa será cobrada sempre que motoristas entrarem em Manhattan.

Em Londres, além da taxa de circulação dentro da Ulez, existe também a chamada Congestion Charge Zone, que foi implementada em 2003. Essa zona de congestionamento é demarcada no asfalto da cidade, e ao cruzar essa marcação, todos os motoristas, independentemente do veículo, devem pagar uma taxa diária de quase R$ 93. Essa cobrança é realizada através de câmeras instaladas nos limites da área pré-determinada.

O objetivo dessas medidas é reduzir os níveis de poluição na cidade, melhorando a qualidade do ar e evitando danos permanentes à saúde da população. O prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, afirmou que a expansão da Ulez irá beneficiar cerca de 5 milhões de pessoas, proporcionando uma melhora na qualidade do ar que elas respiram. No entanto, essa medida tem gerado controvérsias, sendo questionada na Alta Corte, porém mantida.

A expansão da Ulez tem gerado problemas para o partido do prefeito, como foi demonstrado nas últimas eleições, onde os trabalhistas perderam por uma estreita margem. A insatisfação com a expansão da Ulez parece ter sido um dos fatores que contribuíram para essa derrota. Com a crise econômica e a baixa popularidade do partido Conservador, era esperado que os trabalhistas tivessem uma vitória fácil nessas eleições.

Caso as eleições gerais no Reino Unido fossem realizadas hoje, os trabalhistas venceriam com uma boa margem. Essa situação reflete a preocupação da população com a poluição e o impacto que ela pode causar na saúde. As taxas de circulação dos veículos são uma forma de tentar reduzir a quantidade de carros nas ruas e incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas e transportes públicos.

Apesar das controvérsias, a expansão da Ulez e a taxação da circulação dos veículos são medidas importantes para combater a poluição e melhorar a qualidade de vida na cidade de Londres. Com o aumento da conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, espera-se que cada vez mais cidades adotem medidas semelhantes para proteger a saúde da população e o futuro do planeta.

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