Analista discute politização do apagão e governo enfrentando dificuldades para responder. Refere-se a um podcast.

No dia 15 de junho, um apagão deixou 25 estados brasileiros – sete deles totalmente sem luz – e o Distrito Federal em uma situação caótica. Esse incidente colocou o governo Lula sob pressão e fez com que a falha no sistema elétrico se tornasse objeto de politização.

No mesmo dia, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, recorreram às redes sociais para relacionar o blecaute à privatização da Eletrobras. Na noite do dia seguinte, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que já se sabe que uma das falhas foi em uma linha da Eletrobras, mas ressaltou que ela, por si só, não teria causado o transtorno. Os demais problemas que levaram ao apagão ainda precisam ser investigados.

O governo tem enfrentado dificuldades para fornecer respostas concretas. Nesta quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o blecaute foi resultado de um erro técnico. Por sua vez, o ministro da Justiça, Flávio Dino, encaminhou um pedido de investigação à Polícia Federal, argumentando que não há elementos técnicos que expliquem o que de fato ocorreu.

No Palácio do Planalto, a crise se tornou o primeiro desafio enfrentado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que está exercendo a presidência enquanto Lula está em viagem ao Paraguai. Alckmin foi elogiado por exigir respostas sem fazer alarde, mas ao mesmo tempo foi criticado por não se envolver mais intensamente no problema.

O episódio desta quinta-feira, 17 de junho, do programa Café da Manhã aborda a história dos apagões no Brasil e discute a politização do blecaute ocorrido nesta semana. O podcast conta com a participação de Nicola Pamplona, repórter da Folha de S.Paulo.

O programa de áudio é disponibilizado no Spotify, plataforma de streaming parceira da Folha e especializada em música, podcasts e vídeos. Para ouvir o episódio, basta clicar no link fornecido acima. Para acessar pelo aplicativo, é necessário fazer o cadastro gratuito.

O Café da Manhã é lançado de segunda a sexta-feira, sempre no início do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é realizada por Thomé Granemann.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo