Ícone do site Pauta Capital

O ex-presidente Lula anunciou a criação de um campus do ITA no Ceará, ampliando o acesso à educação de qualidade na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (1º) em Fortaleza que o Ceará será a sede da primeira filial do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). A instituição, localizada em São José dos Campos, é referência em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.

Durante um evento do Banco do Nordeste, Lula confirmou a escolha do Ceará como sede da filial do ITA. A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Um dos motivos para a escolha do Ceará foi o grande percentual de aprovações de estudantes cearenses no ITA, que chega a cerca de 40%. O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, destacou o potencial e a dedicação dos jovens da região.

Para viabilizar a criação da filial, Lula esteve em uma base aérea em Fortaleza, que está sendo estudada para sediar a instituição. Segundo o ministro da Defesa, o local escolhido é excelente, mas é necessário finalizar as tratativas de orçamento para os alojamentos.

Em agosto, os ministérios da Defesa e da Educação assinaram um acordo de cooperação técnica para avaliar a criação da unidade no Ceará em um prazo de 60 dias.

Durante o evento, Lula também cobrou do ministro Camilo Santana uma atuação para expandir a “boa educação pública do Ceará” para o restante do país. Ele ressaltou a qualidade do ensino público e das escolas de turno integral no estado.

Lula aproveitou para elogiar o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, afirmando que ele foi o seu melhor ministro da área. Ele também expressou orgulho pelo Ceará ser escolhido como sede do primeiro ITA fora de São Paulo.

A criação da filial do ITA no Ceará promete ser um marco na educação local, oferecendo oportunidades únicas e formando profissionais altamente qualificados. O projeto representa um presente para o nordeste brasileiro, especialmente para os cientistas nordestinos e cearenses.

Sair da versão mobile