Secretário de Segurança de Tarcísio apoia delegado como candidato a vice de Nunes, visando fortalecer a chapa.

O Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está sugerindo ao prefeito Ricardo Nunes o nome do delegado Osvaldo Nico Gonçalves como vice em sua chapa para a reeleição em 2024. Nico atualmente é secretário-executivo da Segurança Pública e trabalha em parceria com o Secretário Guilherme Derrite.

De acordo com informações divulgadas pela Jovem Pan, Tarcísio está fazendo lobby para convencer o prefeito a aceitar a indicação do delegado. Em uma reunião privada, Derrite sugeriu o nome de Nico e o Secretário evidenciou que este seria “um bom nome” para a vice.

Nico, por sua vez, ficou lisonjeado com a recomendação e enxerga isso como um reconhecimento aos mais de 40 anos que dedicou à Segurança Pública. Ele afirma que já foi filiado a algum partido político no passado, mas não se lembra qual, e que agora está disponível para se filiar a qualquer partido da coligação de Nunes.

Quando questionado sobre a possibilidade de ser vice de Nunes, ele afirma que precisa conversar com Derrite e Tarcísio antes de tomar uma decisão, mas não descarta a ideia.

Conhecido por sua entrada midiática em casos polêmicos, Nico ganhou destaque em 2005 ao entrar em campo no estádio do Morumbi e prender o jogador argentino Desábato por ter utilizado um termo racista para xingar o atacante Grafite. Mais recentemente, em 2020, foi responsável por prender o policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Derrite, responsável pela indicação de Nico, tem enfrentado críticas relacionadas à Operação Escudo, considerada a mais letal da Polícia Militar paulista desde o massacre do Carandiru. Ele tem sido acusado de supostos abusos e mortes de pessoas não vinculadas ao crime organizado, o que tem sido negado tanto pelo Secretário quanto pelo governador.

Em contraste com a indicação de Nico, o PL está sugerindo Marta Suplicy, secretária de Relações Internacionais de Nunes e ex-senadora que foi filiada ao PT por 33 anos. Suplicy possui relações próximas com movimentos sociais, de direitos humanos e periféricos ao longo de sua trajetória política. Defensores de seu nome acreditam que ela ajudaria Nunes a conquistar votos da esquerda que, caso contrário, iriam para o concorrente Guilherme Boulos, do PSOL.

É importante ressaltar que as informações aqui mencionadas não têm uma fonte específica citada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo