O triunfo das suecas foi garantido em um triunfo de 5 a 4 nas penalidades máximas após um empate sem gols nos 90 minutos regulamentares e nos 30 minutos da prorrogação. Agora, a Suécia enfrentará o Japão nas quartas de final da competição.
Em uma partida na qual a goleira Musovic, que realizou grandes defesas, foi a grande personagem nos 120 minutos de bola rolando, a vaga para as quartas teve que ser decidida nos pênaltis. Nas penalidades máximas as estrelas norte-americanas Megan Rapinoe e Sophia Smith falharam e a Suécia teve que contar com a tecnologia da linha do gol para confirmar o gol de Hurtig (a goleira Naeher chegou a espalmar a bola pra fora do gol, mas ela havia ultrapassado toda da linha) para comemorar a classificação final.
Outra equipe a se garantir nas quartas de final do Mundial na madrugada deste domingo foi a Holanda, que superou a África do Sul por 2 a 0 no estádio de futebol de Sydney, na Austrália. Agora, na próxima fase as holandesas medirão forças com a Espanha.
A Holanda abriu o placar logo aos 8 minutos. Após a bola ser levantada na área em cobrança de escanteio, a defesa sul-africana cortou mal e a bola sobrou para Roord, que não perdoou. Em desvantagem no marcador, a África do Sul partiu para o ataque, e as holandesas passaram a aproveitar espaços para contra-atacar. E foi assim que as europeias chegaram ao segundo gol, quando Martens lançou Beerensteyn em profundidade, que avançou com liberdade e bateu de longe. A goleira Swart falhou e a bola entrou no gol.