O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), informou no início da reunião desta terça-feira (8) a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou o envio à comissão de imagens das câmeras internas e externas do prédio do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro. A autorização foi comunicada na segunda-feira (7).
O deputado ressaltou que a autorização do ministro Alexandre de Moraes tem força de ofício e determina a entrega direta das imagens do Ministério da Justiça. O presidente da CPMI também informou que o Ministério foi notificado sobre a decisão e que as imagens serão enviadas à comissão assim que forem liberadas pela Polícia Federal.
Segundo Arthur Maia, a secretaria da comissão entrou em contato com o Ministério da Justiça, que afirmou que entregará as imagens assim que a Polícia Federal as disponibilizar. Além disso, o deputado explicou que foi recomendado pela secretaria que as imagens sejam copiadas diretamente do servidor do Ministério da Justiça para preservar a cadeia de custódia, e que as mesmas devem ser enviadas integralmente.
As imagens solicitadas fazem parte de um inquérito conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes que investiga os ataques ocorridos nos palácios dos Três Poderes. O deputado Arthur Maia havia dado um prazo de 48 horas, no dia 1º de agosto, para que o ministro da Justiça, Flávio Dino, fornecesse as imagens em resposta a três requerimentos aprovados em 11 de julho. No entanto, o ministro alegou que as imagens não poderiam ser encaminhadas devido ao sigilo dos inquéritos em questão.
É importante ressaltar que a reprodução desta notícia é autorizada mediante citação da Agência Senado.