O Prevenir conta com uma equipe multidisciplinar que oferecerá suporte psicoemocional à população, focando no fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de recaídas. Além de São José do Rio Preto, os municípios de Ribeirão Preto e a capital paulista também serão beneficiados com esse novo equipamento.
Segundo Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, “é importante lembrar que as famílias também sofrem quando um de seus membros se torna dependente químico. Esse serviço era necessário e ajudará os familiares de São José do Rio Preto e região a lidar com essa problemática e não desistir. Também será um apoio importante para aqueles que passaram por períodos de tratamento e precisam de suporte para não retornarem ao vício”.
Além da inauguração do Espaço Prevenir, também ocorreu o 1º Seminário Regional de Políticas sobre Drogas, onde o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, e o prefeito Edinho Araújo assinaram um convênio que levará para a cidade de São José do Rio Preto uma unidade das Casas Terapêuticas, um novo programa do Governo de São Paulo para dependentes químicos em situação de rua.
O Espaço Prevenir possui uma equipe técnica formada por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. O local oferecerá atividades psicossociais, terapias em grupo e atividades culturais e de lazer. Além disso, os profissionais orientarão os familiares sobre como lidar com aqueles envolvidos com drogas, podendo até mesmo sugerir medidas como a internação. Também será oferecido auxílio na montagem de currículos e busca por autonomia financeira para os ex-dependentes.
O espaço é aberto a qualquer pessoa que esteja convivendo com dependentes químicos ou que tenha uma relação de codependência, muitas vezes associada à violência e ao rompimento de vínculos, como destaca Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da SEDS. O objetivo é quebrar esse ciclo para evitar que as próximas gerações também se tornem dependentes químicos.
Outra iniciativa inovadora desta gestão são as Casas Terapêuticas, que visam atender dependentes químicos em situação de rua. O programa é dividido em quatro fases e tem duração de até dois anos. Durante esse período, a pessoa acolhida passa por atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais, que auxiliarão na construção de um novo projeto de vida, com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia financeira e moradia.
O endereço do Espaço Prevenir de São José do Rio Preto é Rua Santa Maria, 457, Vila Aurora, e funciona de terça a sábado, das 12h às 21h.