A Marinha e a Defesa Civil emitiram alertas para risco de ressaca no mar até a próxima quinta-feira (10), entre Santos, no litoral paulista, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com possibilidade de ondas de até três metros de altura.
A passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo é o motivo para o alerta. A Defesa Civil recomenda que os esportes marítimos, como surfe, windsurfe e kitesurf, sejam evitados.
Na Baixada Santista, a previsão para esta terça-feira (8) é de pancadas de chuva durante todo o dia, com temperatura máxima de 21ºC.
A partir de quarta-feira, o sol voltará a aparecer. Na sexta-feira (11), são esperadas temperaturas altas, podendo chegar a 36ºC.
Na cidade de São Paulo, apesar do avanço da frente fria no oceano, não há previsão de alagamentos. No entanto, o tempo será nublado com chuva fraca e chuviscos isolados nesta terça-feira. A temperatura também será mais amena e a umidade estará baixa durante as tardes.
O Centro de Gerenciamento de Emergências indica que a quantidade de nuvens não permitirá que as temperaturas subam. A mínima prevista para esta terça é de 16°C e a máxima não deve passar dos 20°C.
No interior de São Paulo, o tempo seco e firme continuará. As temperaturas devem subir gradualmente nesta terça-feira, proporcionando sensação de calor e abafamento em algumas regiões. Não há previsão de chuva em Bauru, por exemplo, onde a temperatura máxima para esta terça é de 30ºC, com tendência de aumento nos próximos dias.
É importante ressaltar que a umidade do ar está abaixo do recomendado pela OMS na região central da cidade de São Paulo, com índice de apenas 24,3%. O CGE prevê que a umidade melhore e alcance os 60% na média da cidade nesta terça-feira, mas poderá cair novamente na quarta-feira, com termômetros marcando até 25ºC.