Uma celebração em homenagem aos atletas do Time São Paulo que brilharam nos Mundiais de Atletismo e Natação foi realizada no Palácio do Governo, onde o governador Tarcísio de Freitas fez questão de parabenizar pessoalmente os esportistas, treinadores e atletas-guias. A equipe foi responsável por 44 das 93 medalhas conquistadas pelo Brasil nas referidas competições.
As competições, realizadas na França e Inglaterra, evidenciaram o preparo e determinação dos atletas patrocinados pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que fazem parte do Time São Paulo. Os atletas foram recebidos com muito entusiasmo por Tarcísio e outros membros do governo, em um evento organizado para celebrar suas conquistas.
“Não estamos discutindo apenas os sucessos esportivos aqui, mas sim vitórias na vida. As adversidades que vocês superaram são uma inspiração para todos nós. Estão demonstrando o significado de força, coragem, e a existência de esperança e perspectiva. Fico extremamente alegre por poder receber vocês aqui”, declarou o governador.
Com o intuito de impulsionar ainda mais o esporte paralímpico, Tarcísio garantiu que o governo estadual está avaliando formas de ampliar o apoio ao Comitê Paralímpico. Essa parceria pode incluir o patrocínio de mais atletas de alto rendimento e o uso correspondente do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na zona sul da capital.
Dentre os esportistas convidados para o evento estavam Jerusa Geber, medalha de ouro no salto 100m e 200m na categoria T11 para deficientes visuais; Beth Gomes, medalha de ouro no arremesso de peso e disco na categoria F53; Alessandro Silva, campeão no lançamento de disco e prata no arremesso de peso na categoria F11. Outros destaques foram Edênia, prata nos 50m nado costas categoria S3, e Gabriel Cristiano Silva de Souza, bronze nos 50m e 100m nado livre e no revezamento 4x 100m medley na categoria S8.
O Time São Paulo Paralímpico, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, conta em 2023 com um investimento de R$ 6 milhões voltado para 106 atletas de 14 modalidades em disputas nacionais e internacionais ao longo do ano.