O ex-prefeito Fernando Haddad afirma que os países do BRICS podem manter uma relação coerente e sem antagonismo com outros fóruns internacionais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, durante evento do Fórum Empresarial do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul, que o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul pode ser coerente com seus propósitos sem causar antagonismo a outros fóruns dos quais seus membros fazem parte. Haddad ressaltou a importância dos organismos internacionais refletirem o novo contexto global, no qual surgem potências emergentes e países em desenvolvimento que transformam a face do planeta sob uma perspectiva econômica, social e política.

Para o ministro, o Brics tem uma grande contribuição a oferecer ao mundo. Cada país do bloco pode trazer uma visão coerente com seus propósitos, sem antagonizar outras formas importantes de participação internacional. Haddad também enfatizou a importância do Brasil como receptador de investimentos estrangeiros, destacando a realização de reformas tributárias e o compromisso do país com o meio ambiente e o desenvolvimento de fontes de energia limpa.

Além disso, Haddad ressaltou a necessidade de diversificação e pulverização das atividades industriais pelo planeta. Ele defendeu a África e a América do Sul como plataformas para essa diversificação, afirmando que o mundo vive um retrocesso no contexto da globalização, mas que isso pode significar um movimento de distribuição mais equitativa de salários e empregos, proporcionando oportunidades para os povos de diferentes regiões do mundo. Haddad também destacou a importância de valorizar as soberanias nacionais e a diversidade cultural, que são valores intrínsecos aos Brics.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou do Fórum Empresarial do Brics, demonstrando o compromisso do governo brasileiro com o fortalecimento do bloco. A comitiva brasileira está em Joanesburgo para participar da 15ª Cúpula do Brics, que ocorrerá nos próximos dias. Durante o encontro com empresários, Haddad ressaltou a importância do Brasil nas relações internacionais e destacou os esforços do país para atrair investimentos estrangeiros.

O bloco do Brics tem se consolidado como uma voz ativa no cenário global, buscando maior representatividade e influência nas decisões internacionais. Através da diversificação das atividades industriais e do fortalecimento das relações econômicas e políticas entre seus membros, o bloco busca criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e o crescimento sustentável de suas economias. A participação do Brasil no Brics reafirma o compromisso do país em se inserir de forma ativa e assertiva nas questões globais, buscando beneficiar não apenas seus próprios interesses, mas também contribuindo para a promoção do desenvolvimento econômico e social em âmbito internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo