Agosto Laranja: conscientização sobre esclerose múltipla, condição que impacta principalmente mulheres jovens, é destaque.

No mês de agosto, é realizada a campanha Agosto Laranja, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a Esclerose Múltipla (EM). A doença, que afeta o sistema nervoso central, é caracterizada por ser inflamatória, crônica e autoimune, ou seja, o próprio organismo começa a combater a estrutura que envolve os filamentos dos neurônios, prejudicando a transmissão dos estímulos cerebrais e causando os sintomas característicos da doença.

De acordo com o médico neurologista Flávio Sekeff Salem, em entrevista à Rede Câmara SP, os principais sintomas da EM são perda visual, visão dupla bilateral, perda de força, formigamento, dormência na face, desequilíbrio, tontura e falta de ar. O especialista também ressalta que a doença costuma afetar principalmente mulheres jovens e brancas, entre 18 e 30 anos de idade, o que representa cerca de 85% dos casos no Brasil.

A estimativa da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) é de que existam aproximadamente 40 mil casos da doença no país, o que coloca a EM no rol das doenças raras. Além disso, estudos mostram que fatores como a exposição prévia ao vírus Epstein-Barr, predisposição genética e fatores ambientais, como a falta de exposição a raios ultravioletas e deficiência de vitamina D, podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença.

O diagnóstico da esclerose múltipla é realizado por meio de exames como a ressonância magnética e a análise do líquido da espinha, conhecido como LCR (líquido cefalorraquidiano). A identificação de anticorpos que apontem para a enfermidade é o primeiro passo para o início do tratamento, que envolve o uso de diversos medicamentos, tanto de administração oral, intravenosa ou subcutânea.

Segundo o neurologista Flávio Sekeff Salem, é fundamental que o tratamento seja iniciado o mais precocemente possível, pois desta forma é possível evitar a perda de células e garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente em curto, médio e longo prazo. Além da terapia medicamentosa, terapias complementares como fisioterapia, terapia ocupacional, terapia cognitiva e atividade física regular também são recomendadas para auxiliar na melhora do quadro clínico.

O Agosto Laranja, que é dedicado à conscientização da Esclerose Múltipla, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a doença. A escolha da cor laranja para representar a campanha se deve ao fato de que a cor retrata a juventude, a vida, além de remeter à alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso.

Para obter mais informações sobre a Esclerose Múltipla, a ABEM e a ABN disponibilizam diversos recursos em seus respectivos sites. É importante que a sociedade esteja cada vez mais informada e consciente sobre a doença, a fim de que haja uma maior compreensão e apoio às pessoas que convivem com ela.

A Câmara Municipal de São Paulo também tem contribuído com a causa, aprovando diversos Projetos de Lei relacionados à esclerose múltipla e doenças raras. Dentre eles, destacam-se a inclusão do Agosto Laranja no Calendário de Eventos da Cidade, a instituição do Programa de Apoio às Pessoas com Doenças Raras, a criação do Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla e a concessão de aposentadoria em razão de doença grave, contagiosa ou incurável. Tais medidas demonstram a preocupação e o comprometimento das autoridades em fornecer amparo e suporte às pessoas que enfrentam essas condições de saúde.

Em suma, a campanha Agosto Laranja cumpre um importante papel ao conscientizar a população sobre a Esclerose Múltipla e seus impactos na vida das pessoas afetadas. É fundamental que haja uma maior divulgação e compreensão sobre a doença, a fim de que sejam oferecidos suporte e tratamento adequados aos pacientes. Além disso, é necessário que as políticas públicas também estejam voltadas para a garantia dos direitos e bem-estar dessas pessoas. Portanto, no mês de agosto, vestir a cor laranja é mais do que uma questão de moda, é um gesto de solidariedade e empatia com aqueles que lutam diariamente contra a Esclerose Múltipla.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo