Ícone do site Pauta Capital

Países da CPLP buscam fortalecer parcerias econômicas e empresariais em encontro de líderes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no último domingo (27), da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe. O objetivo do evento foi transferir a presidência temporária da CPLP de Angola para São Tomé e Príncipe, para o biênio 2023-2025.

Durante a presidência angolana, no período de 2021-2023, houve um aumento na cooperação no âmbito econômico e empresarial dentro da comunidade. O presidente Lula destacou a importância dessa cooperação econômica, afirmando que os países da CPLP reúnem quase 300 milhões de consumidores e possuem um PIB de US$ 2,3 trilhões. Ele enfatizou que é necessário aproveitar as transições digital e ecológica para gerar oportunidades e evitar a concentração de renda e desigualdade.

Durante a conferência, foi aprovada a reforma administrativa da CPLP, com a criação da Diretoria de Assuntos Econômicos e Empresariais, que buscará ampliar parcerias nessas áreas. O presidente Lula ressaltou a importância de dinamizar as economias dos países membros para garantir trabalho digno, salários justos e proteção aos trabalhadores.

Outro tema central da conferência foi a juventude e a sustentabilidade. Lula reafirmou a importância de trabalhar a sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental. Ele mencionou a Cúpula da Amazônia, realizada recentemente em Belém, e destacou que o enfrentamento à mudança do clima é um dos eixos centrais da política externa brasileira.

O presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, também enfatizou a importância de adotar medidas para combater os problemas climáticos e gerar oportunidades para os jovens. Ele ressaltou que as gerações jovens são catalisadoras das mudanças necessárias para garantir um futuro mais sustentável para o planeta.

Durante a presidência angolana, foi aprovado um acordo de mobilidade entre os países-membros da CPLP, visando facilitar a concessão de visto e autorizações de residência, bem como a circulação de pessoas nos territórios. O presidente Lula anunciou que o Brasil vai regulamentar a emissão de vistos para a comunidade acadêmica, científica, cultural e empresarial, como parte da implementação desse acordo.

Brasil e São Tomé e Príncipe mantêm relações diplomáticas desde 1975. Durante a visita do presidente Lula, foram assinados dois novos instrumentos bilaterais de cooperação, um para facilitar investimentos mútuos e outro na área de formação e treinamento diplomático.

A Conferência da CPLP marcou o último compromisso na viagem do presidente à África. Durante sua estadia no continente, Lula buscou estreitar as relações do Brasil com a África e defendeu uma maior cooperação entre os países em desenvolvimento do Sul global.

A previsão é que a comitiva presidencial retorne a Brasília ainda neste domingo, encerrando uma visita marcada por diálogos construtivos e fortalecimento dos laços entre o Brasil e os países membros da CPLP.

Sair da versão mobile