Deputados paulistas aprovam lei para disponibilizar água filtrada gratuitamente em estabelecimentos gastronômicos de São Paulo.

Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pode trazer uma nova exigência para bares e restaurantes do estado. O PL 433/2023, de autoria do deputado Átila Jacomussi (Solidariedade), determina que esses estabelecimentos sejam obrigados a oferecer água filtrada gratuitamente aos clientes.

A proposta já foi votada pelos deputados estaduais e encaminhada para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem um prazo de 15 dias para se manifestar. Caso não haja manifestação dentro desse período, o projeto será considerado sancionado.

De acordo com o texto, a água filtrada oferecida pelos estabelecimentos deve ser potável e ter passado por algum dispositivo filtrante, como filtro de barro ou purificador. Além disso, a lei prevê que os estabelecimentos coloquem de forma visível aos clientes a informação da gratuidade da água, seja em cartaz ou no cardápio.

A fiscalização do cumprimento da lei será de responsabilidade do governo de São Paulo, que também definirá as penalidades aplicadas aos infratores. O projeto prevê que os estabelecimentos que descumprirem a lei estarão sujeitos às sanções da Lei Federal nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor.

Apesar de ser uma medida que visa oferecer mais comodidade aos clientes, a proposta divide opiniões entre os representantes do setor. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que aguarda a análise do projeto pelo governador para se posicionar formalmente, mas adiantou que não é contra a gentileza de oferecer água da casa aos clientes. No entanto, a associação é contra a obrigatoriedade, argumentando que isso gera custos para os empresários.

A Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) também se manifestou contrária à medida, alegando que a mesma proposta já foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça quando aplicada na cidade de São Paulo. A federação ainda ressalta que o custo da água gratuita seria repassado aos preços do cardápio.

Agora, resta aguardar a decisão do governador sobre o projeto de lei. Caso seja sancionado, a obrigatoriedade de oferecer água filtrada gratuitamente aos clientes se tornará uma nova realidade para bares e restaurantes de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo