Ícone do site Pauta Capital

O Parque Tecnológico de Santo André marcou presença no lançamento da rede API, fortalecendo a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

O Parque Tecnológico de Santo André participou do lançamento da Rede API (Ambientes Paulistas de Inovação), ocorrido na última terça-feira (29) no auditório do Complexo Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa tem como objetivo apoiar e promover ações de inovação e empreendedorismo em ambientes como parques tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos, entre outros.

A Rede API é composta por 23 instituições, incluindo o Parque Tecnológico de Santo André, que foi um dos idealizadores do projeto. Outros participantes são o Centro de Inovação Tecnológica de Bauru, a Unesp, a Agência de Inovação da Unicamp, entre outros. A união desses ambientes de inovação visa impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado de São Paulo e do Brasil.

Durante o evento de lançamento, Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, ressaltou a importância da união desses ambientes para manter o protagonismo de São Paulo na inovação e fomentar o empreendedorismo. Ele destacou que o Parque Tecnológico de Santo André teve participação ativa na formação da rede e pode contribuir com políticas públicas e ações que têm feito a diferença na região do ABC.

A Rede API foi criada a partir de um movimento de aproximação entre os ambientes de inovação e empreendedorismo de diversas cidades de São Paulo. Representantes de 17 entidades, incluindo o Parque Tecnológico de Santo André, se reuniram no segundo semestre de 2022 para estruturar a rede.

Vahan Agopyan, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou a importância de promover maior conectividade entre esses ambientes para potencializar a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico. Ele ressaltou a necessidade de combater o paradoxo existente no Brasil, onde somos grandes produtores de conhecimento, mas nossa atuação em inovação é incipiente.

Entre os objetivos da Rede API estão a criação e manutenção de um sistema de informações, o apoio ao desenvolvimento de metodologias de gestão, a promoção de conexões entre os atores dos ambientes de inovação e empreendedorismo, além da divulgação do movimento de inovação em São Paulo e no Brasil.

Durante o evento de lançamento também foi realizada uma mesa redonda sobre “Hubs e ambientes de inovação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento local”. Os participantes discutiram a importância desses ambientes para impulsionar o desenvolvimento das regiões.

A Rede API conta com a participação de importantes instituições e parques tecnológicos, reforçando o potencial de São Paulo como um polo de inovação e empreendedorismo. A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre esses ambientes para impulsionar a geração de conhecimento e o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado e do país.

Sair da versão mobile