A Secretaria da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe até 15 de setembro.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses até o dia 15 de setembro. A medida foi tomada devido à baixa cobertura vacinal registrada no estado, que era de apenas 49,5% no dia 25 de agosto. Esse percentual representa uma melhora em relação aos 47,1% registrados no final de julho, mas ainda está longe da meta de cobertura de 90% estabelecida.

Desde o início do ano, já foram aplicadas 12.747.837 milhões de doses da vacina, sendo 6.1 milhões nos primeiros cinco meses e mais 6.5 milhões após a prorrogação da campanha. Os grupos mais afetados pela gripe são crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, sendo que esses dois últimos grupos receberam o maior número de vacinas até o momento. Entre as crianças, a cobertura é de 38,5%, enquanto entre os idosos é de 57,2%.

Um dado preocupante é o número de óbitos decorrentes da gripe. Somente em 2023, a Secretaria da Saúde registrou 241 mortes causadas pela infecção do vírus da Influenza. Apesar disso, houve uma redução de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 275 mortes. Por outro lado, o número de casos da doença aumentou 50,3%, passando de 1.691 em 2022 para 2.543 até agosto deste ano.

A vacina contra a gripe é segura e eficaz, sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. É importante ressaltar que, devido à capacidade de mutação do vírus, é necessário se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 utilizada em 2023, por exemplo, é diferente da utilizada no ano anterior.

A vacina é produzida a partir de vírus inativados das principais cepas em circulação no hemisfério sul e estimula o organismo a produzir anticorpos contra a infecção. Menos de 10% das pessoas apresentam reações leves após a vacinação, como febre e dores musculares.

Gestantes podem receber a vacina em qualquer momento da gestação, além de mulheres em puerpério, que é o período de 45 dias após o parto. Estudos mostram que a proteção contra o vírus influenza é superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas.

Além dos grupos prioritários, como idosos, crianças, profissionais da saúde, entre outros, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. A vacina está disponível em mais de 5 mil postos de vacinação em todo o estado de São Paulo.

A prorrogação da campanha de vacinação é uma medida importante para aumentar a cobertura vacinal e evitar casos graves e óbitos causados pela gripe. A vacina é segura e eficaz, sendo fundamental para proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. É fundamental que as pessoas se vacinem e busquem informações confiáveis sobre a importância da imunização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo