O Quarteirão da Saúde de Diadema agora oferece cirurgias de laqueadura e hérnia, ampliando os serviços de saúde na região.

O Quarteirão da Saúde (QS), em Diadema, está expandindo suas atividades no segundo semestre para oferecer mais cirurgias eletivas à população. A partir da próxima segunda-feira (4/9), o local começará a realizar as primeiras cirurgias de laqueadura, que anteriormente eram feitas apenas no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Diadema (HMD). Com isso, a capacidade de atendimento da cidade será dobrada. Além disso, na quarta-feira (6/9), começarão os procedimentos para hérnias, e em agosto, as vasectomias já haviam sido iniciadas.

Essa ampliação das ofertas de cirurgias foi possível graças às melhorias realizadas recentemente no Centro Cirúrgico Ambulatorial do Quarteirão da Saúde. O espaço, que conta com três salas, passou por revitalizações estruturais, além de investimentos na compra de novas mesas cirúrgicas, bisturis elétricos e outros equipamentos necessários para os procedimentos. Também houve a contratação de anestesistas e a locação de monitores, garantindo um ambiente adequado para a realização das cirurgias.

Vale ressaltar que entre 2021 e 2022, o Centro Cirúrgico do Quarteirão da Saúde ficou fechado durante sete meses devido ao uso do espaço para atender pacientes com covid-19. Com a retomada dos procedimentos, de janeiro a julho deste ano, foram realizadas 947 cirurgias, sendo 332 gerais e 615 oftalmológicas.

Maria Claudia Vilela, diretora do Quarteirão da Saúde, destaca que o serviço está preparado para realizar cirurgias eletivas de pequena e média complexidade em diversas especialidades, como oftalmologia, ginecologia e cirurgia geral. Além da expansão dos tipos de cirurgias, também será incrementado o agendamento das cirurgias oftalmológicas que já estavam em andamento.

O Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde está localizado na Avenida Antonio Piranga, 700, no Centro de Diadema, e continuará oferecendo atendimentos especializados à população.

Com a ampliação das atividades no Quarteirão da Saúde, a expectativa é de que mais pessoas tenham acesso a cirurgias eletivas e possam resolver suas condições de saúde de forma mais ágil e eficiente. A iniciativa demonstra a preocupação do município em expandir e melhorar os serviços de saúde, proporcionando um atendimento de qualidade à comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo