Vacina bivalente é destaque no combate à Covid-19, representando a melhor prevenção disponível contra essa terrível doença.

A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, ressaltou que, neste momento, a melhor forma de prevenção contra o vírus, incluindo a subvariante Ômicron EG.5.13, conhecida como Éris, é a vacina bivalente, disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado.

Para incentivar a imunização, o secretário fez um apelo à população para comparecer hoje (2) aos postos de saúde no Dia D de Multivacinação. Ele convocou todas as crianças que ainda não tomaram as doses da vacina no período adequado e enfatizou a importância de completar a caderneta de vacinação. Além disso, o público acima de 60 anos deve aproveitar a oportunidade para reforçar a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente.

Na cidade do Rio de Janeiro, foi registrado o primeiro caso da nova linhagem da subvariante Ômicron, conhecida como Éris ou EG.5.11(23). O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na última quarta-feira (30), após confirmação pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, de 46 anos, não recebeu a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A recomendação é que todas as pessoas maiores de 12 anos recebam a dose de reforço, pois ela mantém a proteção contra casos graves da variante Ômicron.

A SES-RJ informou que os dois casos mais recentes, provavelmente foram de pessoas que contraíram a doença fora do Rio de Janeiro. Os casos envolvem uma paciente do sexo feminino, de 34 anos, e um bebê do sexo masculino, de um ano de idade. Ambos são da mesma família e apresentaram sintomas da doença após retornarem de uma viagem à Chapada dos Veadeiros (GO). Os sintomas começaram a se manifestar uma semana após a volta da viagem, com febre e sintomas respiratórios. As amostras coletadas foram analisadas pelo Laboratório de Virologia Molecular/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apontou para uma infecção importada, seguida de infecção intradomiciliar. Ambos passam bem.

Diante desses casos, é ainda mais importante que a população se conscientize sobre a importância da vacinação. A vacina bivalente é fundamental para prevenir a disseminação do vírus e evitar casos graves da Covid-19. Portanto, é essencial que todos compareçam aos postos de saúde para receber a imunização adequada. A Secretaria de Estado de Saúde reforça o compromisso em garantir o acesso às vacinas e convida a população a participar do Dia D de Multivacinação, contribuindo para a proteção coletiva contra a Covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo