IBGE adia divulgação dos resultados do Censo 2022 sobre idade e sexo da população, revendo datas de publicação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que está revisando as datas de divulgação dos resultados do Censo 2022, especialmente os dados relacionados à idade e ao sexo da população brasileira. O adiamento do anúncio dessas informações, que estava previsto para ocorrer nesta quarta-feira (6), foi anunciado pelo instituto na última sexta-feira (1).

De acordo com o IBGE, o adiamento ocorreu sem um motivo específico e se deu devido à revisão do cronograma de divulgação implementada pela nova direção do instituto. Segundo a assessoria do IBGE, apenas algumas divulgações já haviam sido anunciadas até o momento.

Desde o final de junho, o IBGE já havia divulgado dados sobre a população brasileira em geral, que ultrapassou a marca de 203 milhões de pessoas. Além disso, foram divulgados números referentes às populações indígena (1,69 milhão) e quilombola (1,32 milhão).

A realização do Censo 2022 vem sendo marcada por atrasos e dificuldades. Inicialmente previsto para ocorrer em 2015, o censo teve sua execução adiada devido à falta de recursos financeiros por parte do governo federal. Esse atraso contribuiu para a divergência entre as expectativas iniciais do IBGE, que estimavam uma população acima de 213,3 milhões de pessoas, e o resultado final apresentado em junho deste ano.

A pandemia da Covid-19 também impactou negativamente o andamento do censo, impossibilitando a realização das visitas domiciliares pelos recenseadores. Somente em agosto de 2020, com dois anos de atraso, o recenseamento teve início efetivamente.

O IBGE destaca a importância do Censo para a elaboração de políticas públicas e investimentos, tanto por parte do governo quanto do setor privado. Os resultados do censo permitem traçar um panorama preciso e abrangente do país, fornecendo informações atualizadas fundamentais para o desenvolvimento do país.

Ainda não há definição sobre as novas datas de divulgação dos dados do Censo 2022. O instituto está revisando o cronograma e aguarda a deliberação da nova direção para anunciar as datas oficiais. A sociedade e o governo aguardam ansiosamente por essas informações, que são de suma importância para o planejamento e a tomada de decisões em diversas áreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo