Encceja 2023 tem mais de 1 milhão de inscritos e traz novidades como Cartão-Resposta ampliado e correção diferenciada da redação

No ano de 2023, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) obteve um total de 1.104.146 participantes inscritos. De acordo com o Edital, as provas para o ensino fundamental e médio serão realizadas no dia 27 de agosto, em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Este ano, o exame trouxe algumas novidades, como a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado para pessoas com deficiência visual. Além disso, a correção da redação também será diferenciada para os candidatos com transtorno do espectro autista. São medidas que visam promover a inclusão e garantir igualdade de oportunidades para todos os participantes.

Dos inscritos totais, 193.572 (17,53%) estão buscando a certificação para o ensino fundamental, enquanto 910.574 (82,47%) buscam a certificação para o ensino médio. No que diz respeito à divisão por gênero, as mulheres estão em maioria, representando 55,53% (613.097) dos participantes. Já os homens correspondem a 44,47% (491.049) dos inscritos.

Em relação à faixa etária dos candidatos, os números indicam que a maior quantidade de inscritos se encontra na faixa etária de 31 a 59 anos, totalizando 445.158 pessoas. Esse grupo representa 40,32% do número total de inscritos. Além disso, também foram registrados 8.824 inscritos com idade igual ou superior a 60 anos, sendo 6.540 para a certificação no ensino médio e 2.284 para o ensino fundamental.

Com o exame se aproximando, é importante que os participantes estejam atentos à documentação necessária para o dia da prova. Dentre os documentos válidos estão as cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal. Além disso, também são aceitas as identidades expedidas pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e a Carteira de Registro Nacional Migratório. Outras opções de identificação válidas incluem documentos fornecidos por ordens ou conselhos de classes, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Por fim, documentos digitais como o e-Título, CNH digital e RG digital também são aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Com todas essas informações, os participantes do Encceja 2023 podem se preparar com antecedência e garantir que possuem a documentação necessária para realizar as provas no dia 27 de agosto. É importante seguir todas as orientações do Edital e estar atento aos prazos e exigências estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo