Ícone do site Pauta Capital

Maceió: Ampliação da rede de atendimento psicossocial garante cuidado integral à saúde mental da população

A saúde mental é uma preocupação cada vez mais presente na sociedade, e Maceió tem buscado oferecer uma ampla rede de atendimento psicossocial para atender às demandas da população. Com serviços disponíveis nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a cidade tem como objetivo reconstruir habilidades psicológicas e emocionais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas unidades de saúde, psiquiatras e psicólogos estão disponíveis para cuidar de transtornos mentais leves ou moderados que necessitem de acompanhamento contínuo. Os profissionais respeitam as necessidades individuais de cada pessoa e oferecem atendimentos psicoterápicos, sessões grupais, espaços de convivência e, quando necessário, medicações para auxiliar na recuperação da saúde mental.

Já nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o cuidado é destinado a casos mais graves e persistentes. Com uma equipe multidisciplinar composta também por terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psiquiatras, pediatras, profissionais de educação física, assistentes sociais e oficineiros, esses centros buscam promover a recuperação da saúde e a autonomia do indivíduo.

De acordo com Roseane Farias, coordenadora técnica da Rede de Atenção Psicossocial da cidade, nos Caps, a assistência é voltada apenas para usuários que estejam enfrentando sofrimento psíquico grave. Isso inclui pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que estejam em situações de crise ou em processo de reabilitação psicossocial.

Para ter acesso aos serviços de psiquiatria nas unidades de saúde da capital, os usuários precisam passar por uma consulta prévia com um clínico geral. Dependendo da necessidade de cada caso, o paciente será encaminhado para o atendimento psiquiátrico por meio do Sistema Regulador do município. Já para a assistência com psicólogos, não é necessário apresentar encaminhamento, pois o atendimento é por demanda espontânea. Basta o próprio usuário relatar sua necessidade e solicitar o agendamento.

Nos cinco Caps de Maceió, o atendimento é caracterizado como “porta aberta”. Isso significa que ao procurar essas unidades, os usuários são acolhidos pela equipe, e, de acordo com a necessidade apresentada, recebem atendimento. Em casos mais graves, os Centros também podem direcionar o paciente para receber cuidados em outros pontos de atenção em saúde do município ou da rede hospitalar da cidade.

Importante ressaltar que essa ampla rede de atendimento de Saúde Mental em Maceió está em constante atualização e melhoria, visando atender cada vez melhor a população. Portanto, é fundamental que os usuários estejam cientes das opções de atendimento disponíveis e busquem ajuda quando necessário.

Confira os locais de atendimento de Saúde Mental no município:

– Unidades de Saúde: Diógenes Jucá Bernardes (Poço), Rolland Simon (Vergel do Lago), Dr. Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Pitanguinha), Pam Bebedouro (Jardim Petrópolis), Dr. João Paulo II (Jacintinho), Dr. IB Gatto Falcão (Tabuleiro dos Martins), Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).
– Caps: Caps Sadi Carvalho (Bebedouro), Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Caps Dr. Rostan Silvestre (Jatiúca), Caps AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), Capsi Luiz da Rocha Cerqueira (José Tenório).
– Unidades de Saúde com atendimento em Psicologia: Prof. Durval Cortez (Prado), Pam Salgadinho (Poço), Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes), João Macário de Omena Filho (Santos Dumont), Paulo Leal (Feitosa), Arthur Ramos (Henrique Equelman), Dr. Djalma Loureiro (Clima Bom), Felício Napoleão (Aldeia do Índio), José Guedes de Farias (Santa Amélia), José Pimentel Amorim (Salvador Lyra), José Tenório (Serraria), Maria Tereza Holanda (Ouro Preto), Pam Dique Estrada (Ponta Grossa), Paraíso do Horto (Chã da Jaqueira), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), Waldomiro Alencar (Jacintinho), Dr. Diógenes Jucá Bernardes – II Centro de Saúde (Poço), Dr. IB Gatto Falcão (Tabuleiro dos Martins), Maria Conceição Paranhos (Jacarecica), Pitanguinha (Pitanguinha), Roland Simon (Vergel do Lago), Caic Virgem dos Pobres (Dique Estrada), Centro Especializado em Reabilitação – CER III (Pam Salgadinho), Pescaria (Povoado Pescaria), São José (Canaã), Pam Dique Estrada (Ponta Grossa), João Paulo II (Jacintinho), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Jorge Duarte Quintela Cavalcante (Graciliano Ramos).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está comprometida em oferecer um atendimento de qualidade e suporte adequado para a saúde mental da população. Para mais informações, a SMS se encontra localizada na Rua Dias Cabral, 569 – Centro, CEP: 57020-250. O telefone para contato é o 82 3312-5400, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Sair da versão mobile