Dependentes químicos recuperados são capacitados para o mercado de trabalho através do curso de instalação de ar-condicionado split

Na tarde desta segunda-feira (11), dependentes químicos que se recuperaram através da Rede Acolhe começaram um curso de capacitação profissional de instalação e manutenção de ar-condicionado split. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e o Senai Alagoas, visando a reinserção social dos ex-acolhidos.

A capacitação é parte de um programa do Governo de Alagoas, que está oferecendo duas mil vagas em cursos profissionalizantes nas áreas industrial e comercial. Além dos dependentes químicos, adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo de Alagoas também estão sendo beneficiados.

Diego Barros, gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, declarou que o objetivo é proporcionar um futuro melhor e mais digno para pessoas que buscam superar seus erros e escrever uma nova história de vida. A primeira turma conta com 20 alunos que venceram a dependência em álcool e/ou outras drogas e estão se qualificando profissionalmente para seguir em frente.

O curso está sendo ministrado pelo professor Emerson Douglas, que ressalta o potencial da capacitação e afirma que os alunos terão as condições necessárias para empreender e gerir seu próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI), ou serem contratados pelo setor empresarial com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.

“A capacitação é o meio mais seguro para a geração de emprego e renda, fundamental para que este público possa retomar suas vidas e garantir um futuro melhor para si e para seus familiares”, explica o professor.

Diego Barros ressalta a importância do programa de tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas, que investe cada vez mais na reinserção social dessas pessoas, entendendo que a qualificação é uma ferramenta essencial para prevenir recaídas. Ele destaca o comprometimento do Estado com a população alagoana, especialmente com aqueles que mais precisam.

O curso de instalação e manutenção de ar-condicionado split está oferecendo aos dependentes químicos a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho. Ao final do curso, eles poderão se tornar profissionais qualificados e buscar emprego em empresas ou até mesmo empreender seu próprio negócio.

Essa iniciativa do Governo de Alagoas demonstra o compromisso com a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida de pessoas que enfrentaram e superaram a dependência química. A qualificação profissional é um passo importante para a recuperação e reintegração desses indivíduos na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo