Projeto Renasce Salgadinho realiza gincanas ambientais e recolhe mais de 1.300 eletrônicos e diversos materiais recicláveis.

O Projeto Renasce Salgadinho tem se mostrado eficiente na conscientização ambiental, com a realização de gincanas nas escolas da região. Nas últimas semanas, duas unidades de ensino participaram da iniciativa e foram recolhidos 1.370 eletrônicos que podem ser reaproveitados, além de outros materiais como óleo, pet, latinha, livros, revistas, papel, papelão e plástico.

As gincanas, que contaram com atividades lúdicas, foram importantes para ensinar os alunos sobre a coleta seletiva, a educação ambiental, a reciclagem e os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos. Essas ações têm contribuído para a formação de crianças e jovens conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Todo o material recolhido durante as gincanas foi encaminhado à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que realiza o serviço de coleta seletiva nos bairros da parte baixa da capital. Essa parceria entre a escola, a cooperativa e o projeto Renasce Salgadinho tem mostrado a importância do trabalho em conjunto para garantir o reaproveitamento adequado dos resíduos.

A realização das gincanas é resultado de uma parceria entre o Projeto Escola Alerta, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e as ações socioambientais do Renasce Salgadinho. Mais de 700 crianças foram beneficiadas pela iniciativa, que tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental desde a infância.

Thales Ribeiro, secretário-adjunto de Infraestrutura, ressaltou a importância das gincanas ambientais na conscientização dos alunos. Ele destacou a mudança de realidade proporcionada pelo projeto, que já arrecadou uma grande quantidade de materiais que, de outra forma, poderiam ser descartados de maneira irregular e causar danos ao meio ambiente.

O Projeto Renasce Salgadinho, que conta com investimentos de R$ 76,4 milhões provenientes de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), é uma iniciativa de revitalização que abrange diversos bairros da cidade. Além das obras de infraestrutura, o projeto também prevê intervenções como requalificação ambiental, análises geotécnicas e hidrológicas, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem e recomposição do Riacho Salgadinho.

Ações educativas, como palestras e oficinas de reciclagem, também estão sendo realizadas como parte do projeto. A entrega das obras está prevista para o final de 2023 e, até lá, espera-se que o Renasce Salgadinho continue promovendo ações de conscientização e preservação ambiental, contribuindo para a construção de uma cidade mais sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo