Ícone do site Pauta Capital

Contribuintes de Substituição Tributária podem consultar pendências no site da Sefaz, trazendo agilidade à regularização em Alagoas.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) acaba de lançar uma novidade que vai facilitar a vida dos contribuintes com débitos de Substituição Tributária (ST). Agora, os interessados poderão consultar os valores e quitar as pendências de forma totalmente virtual, por meio do Portal do Contribuinte, no site da Sefaz.

Essa nova ferramenta permite que os contribuintes tenham acesso às informações sobre suas dívidas de ST de maneira simples e rápida. Além disso, por meio da Atendente Virtual da Sefaz, chamada Nise, é possível tirar dúvidas e obter suporte técnico.

A Secretaria da Fazenda ressalta que essa é mais uma iniciativa para aprimorar a relação entre fisco e contribuinte. Ao disponibilizar a lista de divergências em relação à ST, a Sefaz oferece aos contribuintes a oportunidade de regularizar seus débitos de forma espontânea e antecipada.

O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, destaca a importância dessa nova funcionalidade: “Essa é mais uma grande oportunidade que a Secretaria da Fazenda está oferecendo à sociedade. Disponibilizando a lista de algumas divergências em relação a ST, nós estamos oferecendo a possibilidade do contribuinte regularizar tudo de forma espontânea e antecipada”.

Caso os contribuintes optem por não utilizar essa nova ferramenta e não regularizarem suas dívidas, poderão saná-las nos postos fiscais. No entanto, é importante ressaltar que as mercadorias transportadas ficarão aguardando regularização durante este período.

Segundo o Decreto Nº 90.309, publicado no Diário Oficial do Estado em março de 2023, os prazos para o pagamento dos débitos de ST podem ser sanados até o dia nove do mês subsequente ao da saída do bem ou da mercadoria.

Para obter mais informações sobre as restrições para o não pagamento de obrigações referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Substituição Tributária, é possível consultar o próprio decreto disponibilizado no site da Sefaz.

Essa nova funcionalidade do Portal do Contribuinte e da Atendente Virtual Nise demonstra o avanço da tecnologia no setor público e a preocupação da Secretaria da Fazenda em facilitar o acesso às informações e a regularização de pendências fiscais.

Sair da versão mobile