Câmara dos Deputados promove conferência sobre inclusão de gênero e raça no processo legislativo orçamentário

Na próxima sexta-feira (15), a Câmara dos Deputados promoverá a conferência “Possibilidades para inclusão da temática de gênero e raça no processo legislativo orçamentário: experiências nacionais e internacionais”. Esse evento marcará o relançamento de um grupo de trabalho criado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, que tem como objetivo acompanhar questões relacionadas ao chamado Orçamento Mulher.

A conferência contará com a participação de duas palestrantes renomadas. Scherie Nicol, representante da Divisão de Gestão e Orçamento do Comitê de Governança Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), abordará as experiências internacionais nessa área. Já Maria Raquel Mesquita Melo, secretária-adjunta Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, falará sobre a construção do Plano Plurianual (PPA). Ambas trarão suas contribuições para o debate sobre a inclusão da temática de gênero e raça no processo legislativo orçamentário.

O grupo de trabalho que promove essa conferência é composto por deputadas, representantes do governo, organizações da sociedade civil e pesquisadoras. Seu objetivo principal é estabelecer diálogos com a sociedade civil e articular pautas sobre gênero e raça na Câmara dos Deputados. Além disso, o grupo busca capacitar colaboradores e servidores para que as leis orçamentárias, normativos e instrumentos de direito financeiro e fiscal contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres.

O debate será realizado no plenário 13 das 9h às 10h30. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, haverá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Essa iniciativa permite que mais pessoas tenham acesso às discussões e contribuam com suas opiniões e questionamentos.

Essa conferência é de extrema importância, uma vez que coloca em pauta a inclusão de temas como gênero e raça no processo legislativo orçamentário. A discussão dessas questões é fundamental para a construção de políticas públicas mais inclusivas e igualitárias. Espera-se que a conferência promova um debate esclarecedor e que contribua para a promoção da igualdade de gênero e a valorização da diversidade racial em todas as esferas da sociedade brasileira.

Nesse sentido, é fundamental que a sociedade esteja engajada e participe ativamente dessas discussões, para que as demandas e necessidades de diferentes grupos sejam consideradas e atendidas. A inclusão de gênero e raça no processo legislativo orçamentário é um importante passo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo