Ícone do site Pauta Capital

Consultora brasileira da ONU morre em acidente automobilístico na fronteira com a Venezuela em Roraima

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou uma nota à imprensa lamentando a trágica morte de Daniele Nogueira Milani, consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) de apenas 39 anos. O acidente automobilístico ocorreu na terça-feira (12) na BR-174, estrada que conecta os municípios de Boa Vista e Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, em Roraima.

Daniele estava trabalhando na Organização Internacional para as Migrações (OIM) – Brasil, vinculada à ONU. Infelizmente, o acidente também envolveu outros quatro colaboradores do órgão, que estavam no mesmo veículo. Felizmente, eles foram resgatados e levados ao Hospital Geral de Roraima, onde estão recebendo o apoio necessário.

Os funcionários da OMI estavam em uma missão de cooperação na Operação Acolhida, do governo brasileiro, com o objetivo de prestar assistência aos venezuelanos migrantes recém-chegados a Roraima.

O Itamaraty expressou suas sinceras condolências aos familiares e amigos de Daniele, assim como à Organização, neste momento de extremo pesar. Além disso, desejou plena recuperação aos colaboradores feridos.

A OIM-Brasil utilizou sua rede social para publicar uma nota de pesar pelo falecimento de Daniele Milani. A organização ressaltou os serviços humanitários prestados por ela e destacou sua dedicação e compromisso, que serão sempre lembrados por seus colegas.

Outras entidades envolvidas com a temática migratória também homenagearam Daniele em suas redes sociais. O escritório da ONU Mulheres Brasil lamentou a perda precoce da colega e prestou solidariedade e apoio à família enlutada. Da mesma forma, o blog Migra Mundo, o Unaids, o Serviço Jesuíta Migrantes e Refugiados, a Cáritas Brasileira e a organização Médicos Sem Fronteiras lamentaram as consequências trágicas do acidente e desejaram rápida recuperação aos feridos.

Esse triste acontecimento serve para reforçar a importância do trabalho de profissionais como Daniele Milani, que se dedicam a ajudar e proporcionar assistência humanitária aos mais vulneráveis. Sua contribuição e impacto na organização foram evidentes, e sua ausência será profundamente sentida. Neste momento de luto, é importante que a comunidade internacional se una em apoio e solidariedade à família e amigos de Daniele, assim como aos demais colaboradores feridos neste acidente.

Sair da versão mobile