Samu recebe 52 acadêmicos de medicina e residentes de enfermagem para estágio curricular em urgência e emergência pré-hospitalar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou nesta quinta-feira (14) o estágio em urgência e emergência pré-hospitalar para 50 acadêmicos de medicina e duas residentes de enfermagem. Esses estágios foram possíveis através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Centro Universitário Cesmac e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

As aulas teóricas e práticas acontecerão na Sala Invertida do Campus I do Centro Universitário Cesmac, localizado no bairro do Farol, em Maceió. O estágio terá duração de três meses, totalizando 160 horas semanais. Os acadêmicos e residentes também participarão de plantões na sede do Samu e com as equipes das ambulâncias.

O médico Jhonat Silva, coordenador da Central Maceió do Samu, destacou a importância desse estágio para os estudantes de medicina e enfermagem, pois proporcionará a oportunidade de vivenciarem e conhecerem o atendimento pré-hospitalar móvel. Segundo ele, essa experiência é fundamental para a carreira escolhida.

Durante as primeiras aulas, os acadêmicos e residentes terão acesso às informações relativas à Portaria 2048/2002, que estabelece as diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Além disso, também receberão ensinamentos sobre Regulação Médica, desde o atendimento telefônico até a liberação das equipes de atendimento.

No primeiro dia de aula, os estudantes conheceram a normatização do Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de Urgência e Emergência, que inclui instituições como o Hospital Geral do Estado (HGE), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).

Lícia Lins Santos, acadêmica do 10º período, destacou a expectativa e a importância desse estágio no Samu. Ela ressaltou que lidar diretamente com a vida em seu momento mais crítico será um desafio, mas que está preparada para essa experiência.

O estágio no Samu é considerado uma etapa fundamental na formação dos futuros médicos e enfermeiras residentes, pois proporciona a oportunidade de vivenciarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Essa parceria entre a Sesau, o Cesmac e a Uncisal demonstra o compromisso em formar profissionais capacitados e preparados para lidar com situações de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo