Detran orienta estudantes do interior sobre educação para o trânsito com esquetes teatrais durante a Semana Nacional de Trânsito

No dia 20 de setembro de 2023, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou ações de conscientização sobre educação para o trânsito através de esquetes teatrais em duas cidades do interior do estado. As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e foram realizadas nas cidades de Batalha e Major Izidoro.

Com o objetivo de unir arte, educação e conscientização, a companhia de teatro Flora e Alecrim Produção Cultural apresentou a peça “Sua vida vale mais que um like” para um total de 280 estudantes nessas duas cidades. A linguagem jovem utilizada na peça retratou o universo comum à nova geração, que está hiperconectada e sempre online. Os atores interpretaram adolescentes que cometem infrações de trânsito na tentativa de se tornarem “blogueiros”. Além disso, foram abordadas condutas inadequadas por parte dos adultos, como o uso do celular durante a direção, a mistura de álcool e direção, e a falta do uso do capacete ao andar de motocicleta.

Segundo Manuela Silva, professora da escola municipal Antônio Rodrigues de Melo, em Batalha, a ação terá um impacto positivo entre os jovens, uma vez que muitos deles possuem histórico de acidentes de trânsito devido à falta de conhecimento das normas. Através da apresentação divertida da peça teatral, os estudantes receberam orientações sobre as normas corretas a serem adotadas no trânsito.

No município de Batalha, 200 alunos de escolas públicas assistiram à peça no ginásio de esportes José Dantas Rodrigues e participaram de um debate sobre os assuntos abordados. Já em Major Izidoro, 80 alunos estiveram presentes no ginásio de esportes Arnaldo Jerônimo para participar da ação. Cecília Ferreira, uma estudante de 12 anos, destacou que aprendeu muito sobre segurança no trânsito e pretende compartilhar esses ensinamentos com seus colegas e familiares.

O assessor especial de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Roberto Silva, ressaltou que as ações realizadas no interior do estado têm foco no público jovem, uma vez que eles estão no topo das estatísticas de acidentes de trânsito devido à falta de informação adequada. A intenção é que esses estudantes se tornem multiplicadores de boas práticas e levem o conhecimento adquirido para suas casas e amigos, a fim de preparar bons condutores.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran continuará realizando ações em diferentes regiões do estado, incluindo as cidades de Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Penedo, Igreja Nova, Arapiraca, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Atalaia, São Miguel dos Campos, Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo