Ministério do Desenvolvimento cria grupo para redução do Custo Brasil e aumento da competitividade econômica do país.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou a criação do Grupo de Trabalho para Redução do Custo Brasil (GT-CB), com o objetivo de buscar soluções para os entraves que dificultam o crescimento econômico do país. O colegiado terá uma vigência de quatro anos, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União.

O termo “Custo Brasil” refere-se aos desafios e obstáculos que impactam negativamente a competitividade da economia nacional, tais como problemas logísticos, burocracia, questões jurídicas e carga tributária elevada. Segundo um estudo realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o MDIC, o Custo Brasil atualmente chega a R$ 1,7 trilhão por ano.

O estudo utilizou como base os gastos adicionais que as empresas brasileiras precisam arcar para produzir no país em comparação com a média dos custos de produção nos países membros da OCDE. Esses custos foram calculados com base em 12 indicadores relacionados à competitividade empresarial, como o custo para contratar um funcionário.

Com o intuito de reduzir esses desafios, o GT-CB tem como principais objetivos promover a melhoria da produtividade, competitividade e do ambiente de negócios no Brasil. Para atingir essas metas, o grupo irá elaborar propostas de políticas públicas e trabalhar para aprimorar a regulamentação, que é de responsabilidade do Poder Executivo. As soluções criadas pelo GT-CB serão submetidas ao Comitê-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que também será responsável por coordenar as atividades do grupo.

Além do CNDI, o GT-CB contará com a participação de representantes de diversos órgãos, como a Casa Civil da Presidência da República, duas secretarias do MDIC, 15 ministérios, BNDES e Finep. Os representantes, que contarão com suplentes, desempenharão suas funções sem remuneração adicional.

O grupo realizará reuniões mensais e poderá convocar encontros extras, caso necessário. A cada reunião, será elaborado um relatório de monitoramento das atividades realizadas, que será submetido ao CNDI.

A criação do GT-CB demonstra o comprometimento do governo em combater os desafios que prejudicam a competitividade da economia brasileira. As medidas propostas pelo grupo podem contribuir para a redução do Custo Brasil e para um ambiente de negócios mais favorável ao crescimento e desenvolvimento do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo