Ministérios lançam Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais para promover segurança alimentar e autonomia econômica no campo

Na última quarta-feira (20), os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançaram o Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais, com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional, bem como a autonomia econômica das mulheres que vivem no campo.

Com a meta de criar 90 mil quintais produtivos até 2026, o programa visa associar esses espaços com fomento, assistência técnica, cisternas e comercialização. Geralmente localizados próximos a casas rurais, os quintais produtivos são normalmente gerenciados pelas mulheres, que utilizam esses espaços para produzir alimentos, criar pequenos animais e conservar a biodiversidade.

A iniciativa foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Marcha das Margaridas no mês de agosto. Mazé Morais, coordenadora da Marcha, destacou que o programa reconhece o trabalho das mulheres do campo da floresta, das águas e das periferias urbanas em seus quintais. Segundo Morais, o programa é um passo importante no enfrentamento da fome e na garantia da segurança alimentar no país.

Durante o lançamento do programa, os ministros Paulo Teixeira e Wellington Dias, juntamente com a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, assinaram um acordo de cooperação técnica. Esse acordo prevê a estruturação dos quintais produtivos como uma estratégia para promover a segurança alimentar, nutricional e a autonomia econômica das mulheres rurais.

As mulheres beneficiárias do programa receberão fomento produtivo para a aquisição de insumos e equipamentos, além de assistência técnica para auxiliar na comercialização da produção. Paulo Teixeira enfatizou a importância dos quintais produtivos no enfrentamento dos principais desafios do mundo atual, como a redução das desigualdades sociais, a crise climática e o aprofundamento da democracia. O ministro ressaltou que esses espaços contribuem para a inclusão social por meio da produção e são estratégicos no combate à fome e à desigualdade social. Além disso, Teixeira destacou o papel dos quintais produtivos no fortalecimento da luta das mulheres.

O Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais demonstra o compromisso do governo em promover a segurança alimentar e nutricional, assim como a autonomia econômica das mulheres que vivem no campo. Ao associar quintais produtivos com assistência técnica e fomento, esse programa busca contribuir para a redução da fome e das desigualdades sociais, além de fortalecer a participação das mulheres na agricultura familiar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo