Estudantes da rede estadual de Alagoas realizam prova para seleção do Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos

No dia 22 de setembro de 2023, estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas participaram de uma prova para concorrer a um programa de intercâmbio nos Estados Unidos. A quarta etapa do processo seletivo mobilizou sete estudantes classificados, que foram submetidos a uma prova escrita.

O programa em questão é o Jovens Embaixadores, que seleciona alunos para representar o país em intercâmbios educacionais. Além dos sete estudantes da rede estadual de ensino, também participaram da prova estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dos campi de Marechal Deodoro, Arapiraca, Satuba e Benedito Bentes, em Maceió.

Segundo a Gerência Especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual (Geppre), o processo seletivo terá continuidade até o dia 3 de novembro. A relação dos estudantes selecionados para o programa de intercâmbio será divulgada pelo Consulado dos Estados Unidos. O intercâmbio terá início em janeiro e terá duração de dois meses. Durante esse período, os estudantes participantes terão a oportunidade de participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitas a escolas e reuniões com representantes do governo norte-americano, entre outras atividades.

No ano anterior, em 2022, o aluno selecionado para representar Alagoas nos Estados Unidos foi Edmilson José da Silva Filho, estudante da Escola Estadual Aristheu de Andrade, localizada em Colônia Leopoldina, município da região Norte do estado.

Confira abaixo a lista dos estudantes classificados para a quarta etapa do Programa Jovens Embaixadores, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc):

– Maria Júlia Silva Gomes Bomfim, da Escola Estadual Joaquim Diégues, em Viçosa;
– Carlos Eduardo da Silva Aguiar, do IFAL Benedito Bentes;
– Isabela Maria Terto dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Diégues, em Viçosa;
– Gabriel Felipe Melo Martins, da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares;
– Clara Beatriz Teles Sedon, do IFAL Benedito Bentes;
– João Gustavo da Silva Passos Ramalho, do IFAL Marechal Deodoro;
– Luana Moises Santos Ferreira, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca;
– Maria Camila De Sá Pinheiro, do IFAL Arapiraca;
– Joany Caroline Santos Pagamonha, da Escola Estadual Oliveira e Silva, em Pilar;
– Ítala Indianara Bezerra Roque, da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, em Feira Grande;
– Fernanda Aimée da Silva Galrão de França, da Escola Estadual Aristheu de Andrade, em Colônia Leopoldina;
– Julia Messias Antonino, do IFAL Satuba.

A expectativa é que esses estudantes tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência única no exterior, expandindo seus conhecimentos e aprimorando suas habilidades. O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa importante para o desenvolvimento educacional e cultural dos participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo