Pesquisa da Fiocruz reforça segurança das vacinas CoronaVac e Pfizer para gestantes e bebês contra a Covid-19.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou evidências científicas que reforçam a segurança das vacinas CoronaVac e Pfizer contra a Covid-19 para gestantes e seus bebês, independentemente da fase da gestação. O estudo, intitulado “Vigivac”, foi publicado no periódico científico International Journal of Epidemiology, da renomada Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O trabalho contou com a participação do pesquisador Manoel Barral, que afirma que essas novas descobertas oferecem mais uma comprovação da segurança das vacinas contra a Covid-19 para essa população específica, que merece uma atenção especial devido às suas características imunológicas. Segundo Barral, “As vacinas [contra a Covid-19] usadas no Brasil são efetivas e seguras”.

Os resultados da pesquisa indicam que a vacinação contra a Covid-19 não aumenta o risco de ocorrência de resultados adversos no nascimento. Os dados demonstram que não houve um aumento significativo no número de bebês nascidos prematuramente, com baixo peso ou pequenos para a idade gestacional, com Apgar abaixo de cinco (que é uma escala de avaliação rápida da condição clínica de recém-nascidos) ou que resultaram em óbito neonatal.

Além disso, a pesquisa também identificou uma leve, porém consistente, proteção contra o parto prematuro em mulheres que receberam diferentes plataformas de vacinas durante o terceiro trimestre de gravidez. Essas conclusões foram baseadas em dados de mais de 17 mil nascimentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a prefeitura local.

Esses resultados são extremamente importantes para tranquilizar gestantes e profissionais de saúde, pois fornecem mais evidências científicas de que a vacinação contra a Covid-19 é segura e eficaz nessa população. A proteção oferecida pelas vacinas não apenas não coloca em risco a saúde da gestante e do feto, como também pode contribuir para a prevenção de partos prematuros.

É fundamental ressaltar a importância da vacinação para a proteção da mãe e do bebê, especialmente em um contexto de pandemia, onde a Covid-19 representa uma ameaça significativa para essas duas populações. A vacinação durante a gestação não apenas protege a mulher contra a doença, mas também transfere anticorpos para o bebê através da placenta e do leite materno, conferindo proteção imunológica nos primeiros meses de vida.

Diante desses novos dados, é essencial que as gestantes sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 e que recebam orientações claras e embasadas cientificamente sobre os benefícios e a segurança da imunização. O trabalho da Fiocruz e seus resultados são um importante passo para fortalecer a confiança na vacinação em gestantes e garantir a saúde de mães e bebês nesse período desafiador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo