Consórcio Nordeste e Banco Mundial assinam acordo para impulsionar transição energética na região

Nesta segunda-feira (25), o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Banco Mundial assinaram um memorando de entendimento para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos nove estados da região nordeste do Brasil. A parceria visa implementar projetos-chave nas áreas de sustentabilidade, energia renovável, preservação ambiental e desenvolvimento digital.

Uma das principais ações previstas é o plano de transição energética, no qual o Banco Mundial irá assessorar os estados na implementação de projetos de energia limpa e renovável. Esse plano será desdobrado em planos locais que contarão com operações de financiamento. Essa cooperação representa um importante passo para promover a transição energética na região nordeste.

Além disso, a parceria visa financiar projetos relacionados ao desenvolvimento do hidrogênio verde, que é produzido a partir de fontes renováveis e contribui para a redução das emissões de carbono. Também serão incentivados projetos de geração de energia eólica, preservação do bioma da Caatinga, energia solar, água e saneamento, engajamento comunitário e desenvolvimento digital.

No que diz respeito ao desenvolvimento digital, a cooperação tem como objetivo fortalecer a conectividade na região, desenvolver plataformas digitais e promover melhores práticas em segurança cibernética. Além disso, serão realizados investimentos em infraestrutura pública digital e fomento ao desenvolvimento de habilidades digitais.

O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, destacou o potencial da região nordeste na geração de energias limpas e renováveis, principalmente no que se refere à produção de hidrogênio verde. Ele ressaltou a importância de que essa transição energética ocorra de forma harmoniosa e regulamentada.

A contribuição do Banco Mundial foi enaltecida pelo governador paraibano, que ressaltou a expertise da instituição internacional. Segundo ele, a troca de experiência com as ações e projetos em andamento nos estados do Nordeste possibilitará a construção de um caminho seguro e sustentável, que gere riqueza e inclusão social na região.

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, afirmou que o país tem grandes oportunidades de se destacar como líder global na transição energética. Ele destacou a importância de compartilhar experiências de projetos realizados em outras partes do mundo com os estados do Nordeste, a fim de impulsionar o crescimento e a produtividade do Brasil.

Em resumo, a parceria entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial busca promover o desenvolvimento sustentável na região nordeste do Brasil. Através de investimentos em energias renováveis, preservação ambiental e desenvolvimento digital, os estados do Nordeste têm a oportunidade de se tornar referência internacional na transição energética e na geração de riqueza com inclusão social. A colaboração entre as instituições promete trazer benefícios significativos para a região e contribuir para o avanço das pautas de sustentabilidade ambiental e social no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo