Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência sobre políticas públicas para economia criativa brasileira

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados irá realizar uma audiência pública na próxima terça-feira (3) para discutir políticas públicas relacionadas à economia criativa brasileira. O debate foi proposto pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que ressalta os desafios enfrentados pelo setor e busca subsídios para a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas para o setor.

De acordo com a deputada, a diversidade cultural brasileira é um grande insumo e uma importante riqueza, capaz de gerar produtos de alto valor agregado e diferencial nos mercados doméstico e internacional. Diante disso, ela acredita que uma política para o setor deve promover a integração das capacidades de produção simbólica com o incremento de processos inovadores em todas as etapas do ciclo econômico, como criação, produção, divulgação, comercialização e consumo.

A audiência pública contará com a presença de convidados que irão contribuir com suas experiências e conhecimentos sobre a temática. A lista de convidados pode ser conferida no site da Câmara dos Deputados.

A economia criativa está relacionada à produção, distribuição e criação de bens e serviços criativos. Trata-se de um setor em expansão no Brasil, que engloba diversos segmentos, como artes visuais, música, cinema, design, moda, arquitetura, gastronomia, entre outros. O desenvolvimento desse setor é fundamental não apenas para fomentar a cultura e a arte no país, mas também para impulsionar a economia, gerando empregos e renda.

No entanto, é preciso superar alguns desafios para que a economia criativa brasileira possa prosperar. Um dos principais obstáculos é a falta de políticas públicas adequadas e estruturadas para o setor. Por isso, a realização dessa audiência pública é de extrema importância, pois permitirá a discussão de propostas e soluções para impulsionar a economia criativa no país.

A expectativa é que, a partir dessa audiência, seja possível criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia criativa, possibilitando a geração de oportunidades para os profissionais e empreendedores do setor. Além disso, políticas públicas voltadas para a economia criativa podem contribuir para a valorização da cultura nacional e a promoção do patrimônio cultural brasileiro.

Em tempos de pandemia, a economia criativa se tornou ainda mais importante, pois muitos profissionais do setor foram afetados pela crise e enfrentam dificuldades para se manterem ativos e gerarem renda. Portanto, é fundamental que o poder público esteja atento às demandas desse setor e busque soluções que possam garantir a sua sustentabilidade e crescimento.

A audiência pública será realizada no plenário 10, às 9h30, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara dos Deputados. A participação da sociedade civil, dos profissionais envolvidos com a economia criativa e dos representantes do setor é essencial para o sucesso desse debate e para a construção de políticas públicas efetivas que impulsionem a economia criativa brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo