Artesãos sertanejos expõem na 40ª Expo Bacia Leiteira em Batalha, fortalecendo a cultura popular e promovendo a economia local

Artesãos sertanejos de Alagoas estão participando da 40ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha. A exposição, que acontece no 2º Pavilhão do Artesanato, é uma parceria entre a Prefeitura de Batalha e o Governo do Estado, por meio do programa Alagoas Feita à Mão.

Considerada o maior evento da pecuária leiteira alagoana, a Expo Bacia Leiteira espera receber mais de 10 mil visitantes até o próximo domingo (1º). Além da exposição e comercialização das peças de artesanato produzidas pelos artesãos da região, também será realizada a entrega da carteira do artesão.

Segundo a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Caroline Balbino, a exposição é uma oportunidade de divulgar a arte popular alagoana. Ela destacou que o programa Alagoas Feita à Mão tem como objetivo levar o artesanato do estado para todo o Brasil e o mundo, fortalecendo a cultura popular.

A participação dos artesãos no evento é resultado de uma ação conduzida pela Gerência de Design e Artesanato da Sedics, que emite a Carteira Nacional do Artesão. A secretaria mapeia o trabalho artesanal em todas as regiões de Alagoas e busca inserir os artesãos em políticas públicas do Governo.

A presidente da Comissão do Alagoas Feita à Mão, Paula Dantas, ressaltou a importância da exposição para fortalecer o trabalho dos artesãos da Bacia Leiteira. Ela destacou que a economia, a cultura e o artesanato estão interligados e a Expo Bacia Leiteira é um espaço que permite o fortalecimento do artesanato na região.

Durante a exposição, os visitantes também podem obter a Carteira Nacional do Artesão. Para isso, é necessário levar a produção do artesão, um comprovante de residência e um documento com foto. O cadastro pode ser realizado de forma online, através do site do programa Alagoas Feita à Mão, ou agendando um atendimento presencial na Gerência de Design e Artesanato, da Sedics.

A Expo Bacia Leiteira é mais uma oportunidade para valorizar o trabalho dos artesãos alagoanos e divulgar a cultura popular, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região sertaneja.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo