Ícone do site Pauta Capital

4º Encontro das Guardas Municipais Femininas de Alagoas debate participação da mulher na segurança pública em Pilar.

A cidade de Pilar, em Alagoas, sediou a 4ª edição do Encontro das Guardas Municipais Femininas de Alagoas, um evento que reuniu representantes de vários municípios alagoanos e de outros cinco estados para debater a participação da mulher no sistema de segurança pública. O encontro também abordou a importância do acolhimento às mulheres vítimas de violência. O evento foi realizado no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar.

A abertura do encontro ocorreu na quinta-feira (29), com uma roda de conversa que contou com a presença de autoridades como a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José Silva, e a promotora de Justiça Failde Soares. Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, além de um city tour por Pilar.

A escolha da cidade de Pilar como sede do encontro se deu pelo destaque alcançado pela Guarda Municipal nos últimos anos, devido aos investimentos realizados pela prefeitura. Além da aquisição de novas viaturas, armas e equipamentos de proteção individual, a prefeitura também garante a capacitação do servidor, que presta um serviço de excelência à comunidade.

A secretária Maria José Silva elogiou o trabalho realizado pela Guarda Municipal de Pilar no acolhimento às mulheres vítimas de violência, destacando o cuidado com que são atendidas. A Patrulha Municipal Maria da Penha, em parceria com o Espaço Flor de Lótus, da Casa da Mulher Pilarense, oferece apoio socioassistencial às vítimas.

Durante o encontro, Sahonara Barbosa, responsável pela Patrulha Maria da Penha, ressaltou o orgulho de receber um evento desse porte em Pilar e destacou a evolução da Guarda Municipal. Ela ressaltou que Pilar é o único município a ter acesso aos processos das mulheres assistidas na cidade, por meio de convênio com o Tribunal de Justiça, o que otimiza o trabalho junto às vítimas que obtiveram medidas protetivas.

A chefe de Gabinete da Prefeitura de Pilar, Fátima Rezende, elogiou o trabalho das guardas municipais e de toda a equipe da Casa da Mulher, destacando o desenvolvimento da amiga virtual Maria Flor, uma ferramenta via WhatsApp para auxiliar mulheres em situação de violência.

O prefeito de Pilar, Renato Filho, falou sobre as dificuldades enfrentadas para estruturar a Guarda Municipal, mas ressaltou o trabalho realizado para oferecer um serviço de qualidade e valorizar os servidores. Ele também destacou que a confiança da população na Guarda Municipal contribui para melhorar a sensação de segurança.

Durante o encontro, foram prestadas várias homenagens, como a entrega de uma placa da agente Maria Helena, da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, à deputada estadual Fátima Canuto, em agradecimento ao apoio dado à instituição. A deputada retribuiu a homenagem e afirmou que seguirá trabalhando em defesa dos direitos das mulheres.

O encontro das guardas municipais femininas em Pilar foi marcado por debates importantes sobre a participação da mulher na segurança pública e o acolhimento às vítimas de violência. Além disso, foram destacados os avanços realizados pela Guarda Municipal de Pilar e o trabalho conjunto para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Sair da versão mobile