ANS suspende temporariamente venda de 38 planos de saúde devido a reclamações, enquanto libera 12 planos para comercialização.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira (3) a suspensão temporária da venda de 38 planos de saúde de dez operadoras. A medida foi tomada devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial feitas no segundo trimestre de 2023. A ANS alerta os consumidores para que não contratem os planos que estão na lista divulgada pela agência. Caso recebam oferta para adquirir algum desses planos, os consumidores devem denunciar à agência.

Essa ação faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela ANS, que acompanha o desempenho do setor e busca proteger os consumidores. Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, essa suspensão temporária afeta 394.313 beneficiários, os quais só poderão adquirir esses planos novamente se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.

Além disso, a ANS também divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados, após análises feitas no mesmo período do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os detalhes dos planos reativados podem ser consultados no site da ANS.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente e considera as reclamações recebidas pela ANS, bem como o número de beneficiários dos planos de saúde. As queixas analisadas dizem respeito ao descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, além de negativas de cobertura assistencial.

No segundo trimestre de 2023, foram registradas 58.035 reclamações sobre assistências prestadas pelos planos de saúde. A ANS disponibiliza canais para denúncias, informações e dúvidas sobre os serviços prestados pelas operadoras de saúde. Os usuários podem ligar gratuitamente para o Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora.

É importante que os consumidores estejam atentos a essas informações divulgadas pela ANS e sigam as orientações para evitar problemas futuros com seus planos de saúde. A agência está trabalhando para assegurar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelas operadoras, buscando garantir a satisfação e o bem-estar dos beneficiários.

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