Deputado agradece promulgação de lei que inclui Educação Financeira nas escolas de Alagoas para melhorar economia dos cidadãos

Na sessão desta quarta-feira, 4, o deputado Mesaque Padilha, do partido União Brasil, aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, por ter promulgado a lei nº 8.992/2023, de autoria do próprio Padilha. Essa lei tem como objetivo principal a inclusão do tema Educação Financeira nas propostas pedagógicas das escolas de ensino fundamental e médio, tanto públicas quanto privadas, em todo o estado de Alagoas.

O deputado ressaltou a importância dessa medida, afirmando que mostra o compromisso e a dedicação da Assembleia Legislativa com o bem-estar e o futuro das gerações alagoanas. A nova lei, que foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo na terça-feira, 3, estabelece um período mínimo de 180 dias para a implementação do tema nas grades curriculares das escolas, de forma a assegurar sua devida contextualização.

O Conselho Estadual de Educação, como órgão consultivo, fiscalizador, normativo e deliberativo do sistema de ensino, terá a competência de regulamentar e fiscalizar o cumprimento dessa lei, conforme a orientação do Poder Executivo.

De acordo com o deputado Padilha, a inclusão da Educação Financeira no currículo escolar trará diversos benefícios para os cidadãos alagoanos. Ele afirma que o aprendizado nessa área proporciona conhecimentos essenciais para lidar com o dinheiro de maneira mais inteligente e consciente, o que resultará em um uso mais consciente dos recursos financeiros e uma melhora na economia pessoal e, consequentemente, do país.

Essa iniciativa do deputado Mesaque Padilha vem ao encontro de uma tendência nacional de introduzir a Educação Financeira nas escolas como forma de preparar os alunos para lidar com os desafios econômicos da vida adulta. A inclusão desse tema nos currículos escolares representa um avanço significativo na formação dos jovens, fornecendo-lhes ferramentas para uma gestão financeira responsável.

A expectativa é de que essa medida contribua para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo financeiro, sem o risco de cair em armadilhas e situações de endividamento excessivo. Além disso, espera-se que a introdução da Educação Financeira nas escolas de Alagoas tenha impactos positivos na economia do estado, à medida que uma população financeiramente mais instruída tende a fazer melhores escolhas de consumo e a gerar maior estabilidade econômica.

Esse é mais um exemplo de como a Educação tem o poder de transformar vidas e sociedades. Ao introduzir a Educação Financeira nas escolas, o Estado de Alagoas está demonstrando seu compromisso com o futuro de seus cidadãos, preparando-os para um futuro mais próspero e seguro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo