Imunização contra varicela é suspensa temporariamente em Maceió devido ao desabastecimento de doses do Ministério da Saúde.

A imunização contra varicela (monovalente) foi temporariamente suspensa pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a partir desta quarta-feira (4), devido à falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A decisão foi baseada em uma Nota Técnica emitida pelo órgão federal, que informou sobre o desabastecimento temporário do imunobiológico.

De acordo com a SMS, a vacinação com o imunizante será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar um novo lote de doses para reforçar a campanha de vacinação em Maceió. No entanto, não há uma data definida para a normalização do fornecimento.

A medida foi tomada devido a atrasos no cronograma de entrega das doses da vacina varicela por parte do fornecedor do Ministério da Saúde. A Assessoria Técnica de Imunização Estadual de Alagoas informou que não terá condições de atender à demanda dos municípios dentro do prazo estabelecido. Portanto, a cidade de Maceió ficará sem reposição do imunobiológico Varicela até que a situação seja regularizada.

A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, explicou que não há um prazo definido para a normalização do abastecimento. A cidade depende exclusivamente do Ministério da Saúde para receber as doses e, enquanto isso não acontecer, as unidades de saúde de Maceió ficarão sem estoque da vacina.

A SMS ressalta a importância da vacinação contra a varicela, que é uma doença viral altamente contagiosa. A vacina tem como objetivo prevenir complicações e reduzir a transmissão do vírus. Por isso, é fundamental que a população aguarde a normalização do fornecimento das doses para que possam se proteger adequadamente.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a seguir as medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, evitar contato próximo com pessoas infectadas e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência.

É importante destacar que a vacinação é uma das estratégias mais eficazes para a prevenção de doenças. Por isso, é fundamental que o fornecimento de doses de vacinas seja regularizado o mais rápido possível, garantindo a proteção da população contra diversas enfermidades.

A população de Maceió deve ficar atenta às orientações da Secretaria Municipal de Saúde e aguardar a retomada da vacinação contra a varicela assim que o Ministério da Saúde enviar um novo lote de doses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo