Ícone do site Pauta Capital

Ministro afirma que Brasil está comprometido com a produção de alimentos saudáveis e a soberania alimentar

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, enfatizou a importância do Brasil em garantir a produção de alimentos saudáveis para assegurar a soberania alimentar do país. Essa declaração foi dada durante a abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada em San José, na Costa Rica.

Durante o evento, Paulo Teixeira ressaltou o interesse do Brasil em conhecer as boas experiências de outros países para aprimorar os programas de agricultura familiar. Além disso, o ministro ressaltou a necessidade de união para a defesa da democracia, diminuição da desigualdade social e como enfrentar eventos climáticos.

A ministra de Mudança Climática e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, também defendeu que os sistemas alimentares e a atividade agropecuária sejam prioridade para combater as mudanças climáticas. Mariam ressaltou que, apesar do aumento da produção agrícola global, ainda há mais de 700 milhões de pessoas que sofrem com a fome e um terço dos alimentos produzidos é perdido ou desperdiçado antes de chegar ao consumidor final. Ela destacou a importância de trabalhar com governos e atores não governamentais para identificar inovações e levá-las aos pequenos agricultores.

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas acontecerá até esta quinta-feira (5) e terá como temas principais a sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar. Além de Paulo Teixeira e Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, o encontro contará com a presença de ministros de todos os Estados-membros, assim como o vencedor do prêmio Nobel de Economia Michael Kremer e o vencedor do prêmio Mundial da Alimentação Rattan Lal.

A conferência é organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e busca promover o diálogo e a cooperação entre os países americanos para encontrar soluções sustentáveis no âmbito agrícola. O objetivo é impulsionar políticas e práticas que contribuam para a segurança alimentar da população e a mitigação das mudanças climáticas.

Sair da versão mobile