16 mil estudantes alagoanos se preparam para a segunda fase da OBMEP, com a participação de 900 mil alunos em todo o Brasil

No último sábado (7), mais de 16 mil estudantes das redes pública e privada de Alagoas participaram da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova contou com a presença de cerca de 900 mil estudantes em todo o Brasil.

Na rede estadual de ensino, foram 7.449 alunos realizando a prova, que consistiu em seis questões discursivas e teve duração de três horas. Além disso, 110 unidades da rede foram polos de aplicação da prova.

Nessa segunda fase, passaram os alunos que ficaram entre os 5% melhores classificados de cada escola. Na primeira fase, mais de 340 mil alunos de 880 escolas públicas e privadas participaram das provas, sendo mais de 150 mil da rede estadual de ensino.

De acordo com Adelailson Peixoto, coordenador da OBMEP em Alagoas, conquistar uma Menção Honrosa na competição é um grande feito, pois o estudante precisa superar outros 340 alunos de todo o Brasil. Já para a medalha de ouro, a proporção é de 1 em 36 mil.

A OBMEP é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem seu potencial na matemática. Emanuele Kamila Souza, gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca que mais de 16 mil estudantes participaram da segunda fase da olimpíada em Alagoas, o que demonstra o talento e afinidade desses estudantes com a disciplina. Essa fase conta com questões discursivas, o que estimula os alunos a se desafiarem e mostrarem suas habilidades.

Além disso, a OBMEP vai além da concessão de medalhas para os estudantes. Adelailson destaca que os medalhistas têm a chance de concorrer a bolsas de iniciação científica e pesquisas mostram que as escolas que participam da olimpíada registraram melhoria no desempenho dos estudantes nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Cristina Peiter, gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc, concorda com essa visão e destaca que participar da OBMEP permite ao estudante revisar conteúdos e identificar suas dificuldades, o que pode resultar em um melhor desempenho nas provas do SAEB e do Enem.

A divulgação do resultado da OBMEP, com a lista de medalhistas, está prevista para o dia 20 de dezembro, de acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que coordena a olimpíada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo