Quase 150 mil estudantes alagoanos participam de avaliação de fluência em matemática e língua portuguesa.

Mais de 150 mil estudantes da rede municipal e estadual de Alagoas estão participando da Avaliação de Fluência em Matemática e Língua Portuguesa. A prova, que teve início nesta segunda-feira (5) e segue até sexta-feira (9), tem como objetivo medir o conhecimento dos alunos nessas duas disciplinas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com os 102 municípios alagoanos, promove o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A avaliação em massa foi criada para testar a fluência dos estudantes e diagnosticar a qualidade do ensino oferecido no estado.

Os alunos que estão participando do Saveal estão matriculados nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, são cerca de 35 mil estudantes dos segundos anos. O Saveal é composto por diversas etapas, incluindo a formação de professores.

De acordo com a supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Gabriel, a mobilização para a aplicação das provas foi intensa em toda a rede pública de ensino. Ela ressaltou que a expectativa é a melhor possível, pois a avaliação permite diagnosticar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Além disso, em 2023, o Saveal também contemplou testes cognitivos. No caso dos estudantes do segundo ano, os resultados da avaliação serão comparados com os da Prova Saeb, que está próxima. Os resultados dos alunos do segundo ano também são um dos indicadores que compõem o Índice de Qualidade Educacional (Iqueal), que define o repasse de recursos para cada município.

A avaliação em larga escala é fundamental para o desenvolvimento da educação em Alagoas. Por meio desses resultados, é possível identificar os pontos fortes e as dificuldades dos estudantes, das escolas e do sistema educacional como um todo. A expectativa é que o Saveal contribua para a melhoria da qualidade de ensino e para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo