Mundo Cria realiza mais de 3 mil atendimentos de crianças e gestantes em ação no Hospital da Criança

No último dia 11 de outubro, ocorreu mais uma edição do Mundo Cria, uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância (Cria), que contou com a participação de órgãos parceiros. O evento teve lugar no estacionamento do Hospital da Criança, localizado no bairro do Jacintinho, em Ladeirão do Óleo, e realizou mais de 3 mil atendimentos para crianças e gestantes.

Para as crianças que estavam em atendimento ambulatorial no hospital, além das crianças e gestantes das comunidades próximas, o Mundo Cria proporcionou um dia especial. O evento contou com várias atividades lúdicas e coloridas, transformando consultas rotineiras em momentos marcantes.

A secretária do Cria, Paula Dantas, comemorou o sucesso do evento e agradeceu a dedicação da equipe e dos parceiros envolvidos. Ela ressaltou que a presença das crianças e das gestantes foi essencial para a realização da ação.

Diversos órgãos parceiros participaram e proporcionaram serviços e atividades variadas. A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) realizou 440 atendimentos, incluindo a oficina de consciência corporal para gestantes. Já a Imprensa Oficial levou a Biblioteca do Cria e registrou 457 participações, oferecendo contação de histórias, pintura de rosto e entrega de livros da “Coleção Coco de roda”.

Outra atração foi a Natureza Cria, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que proporcionou oficina de sabão para adultos, doação de mudas e atividades infantis relacionadas ao meio ambiente, totalizando 391 atendimentos. A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) participou com oficina de brinquedos e teve a participação de 88 pessoas.

Além desses órgãos, outros parceiros também contribuíram para o sucesso do Mundo Cria. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou o Postinho de Saúde do Cria, a Rede de Atenção às Violências (RAV) ofereceu a oficina de prevenção de violência contra criança e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou show infantil, apresentação de banda e pintura de rosto.

As gerências de assistência, saúde e educação do Cria também tiveram presença marcante no evento, realizando 1.640 atendimentos. Foram disponibilizados kits de higiene bucal, práticas obstétricas humanizadas, pintura gestacional, jogo de tabuleiro sobre saúde da criança, bem-estar da gestante, momento escalda pés e orientação sobre os marcos do desenvolvimento infantil.

Durante o evento, foi possível assistir à apresentação da Creche Cria, participar de oficina de stop motion, circuito de brincadeiras, receber livro infantil e infanto-juvenil, ter aulas de educação nutricional, participar da oficina “Cuidar de Si”, receber o Cartão Cria, realizar atualização do NIS e receber orientações sobre os benefícios do Cartão Cria.

Além do Mundo Cria, o Cria também participou da inauguração da Arena Dentranzinho. O presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que a proposta é investir na educação infantil para o trânsito e conscientização das crianças. A ação contará com a parceria do Cria e ocorrerá todas as segundas-feiras, das 8h às 10h. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail educacao@detran.com.br.

O evento Mundo Cria foi um sucesso e proporcionou um momento especial para crianças e gestantes, com muita diversão e atendimento de qualidade. A iniciativa da Secretaria da Primeira Infância em parceria com órgãos públicos demonstra a importância de investir no bem-estar e desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo