Ícone do site Pauta Capital

Segundo grupo de brasileiros repatriados de Israel desembarca no Rio de Janeiro pela Força Aérea Brasileira

Na madrugada desta quinta-feira (12), mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O avião KC-30 (Airbus A330 200) pousou por volta das 2h40, trazendo consigo 214 pessoas. Este já é o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros que estavam retidos em consequência do conflito entre Israel e o Hamas, no Oriente Médio.

Na madrugada de quarta-feira (11), o primeiro avião de resgate trouxe brasileiros que foram direcionados à Base Aérea de Brasília. O KC-30 decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de terça-feira (10) e trouxe consigo 211 passageiros. Do total, 107 pessoas desembarcaram em Brasília e outras 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.

A mobilização para a repatriação dos brasileiros foi realizada pelo governo federal devido ao confronto entre Israel e o grupo Hamas. As ações tiveram início no último fim de semana e estão sendo coordenadas pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. A chamada Operação Voltando em Paz prevê a realização de mais quatro voos até domingo (15), com o objetivo de retirar aproximadamente 900 brasileiros que estão retidos em Israel e na Palestina.

Os próximos voos de repatriação pousarão no Recife, em São Paulo, e os dois últimos no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um, as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul, em uma parceria articulada pela Presidência da República com a companhia.

O Ministério das Relações Exteriores já coletou os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e retornar ao Brasil. A maioria dessas pessoas são turistas que estavam em Tel Aviv e Jerusalém quando o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense no último sábado (7). Em resposta, Israel passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Esse movimento de repatriação é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos brasileiros que estão na região do conflito. A operação conta com a colaboração da FAB, que está sendo essencial para o transporte dos repatriados de volta ao país. A empresa aérea Azul também tem desempenhado um papel importante, custeando as passagens para os brasileiros retornarem às suas cidades de origem.

A expectativa é que a repatriação ocorra de forma segura e tranquila para todos os envolvidos. Com mais quatro voos previstos, espera-se que os brasileiros retidos no Oriente Médio possam voltar ao Brasil o mais rápido possível, encerrando assim essa situação delicada em meio ao conflito entre Israel e o Hamas.

Sair da versão mobile