Cronograma das Conferências de Cultura em Alagoas é divulgado pela Secult visando fortalecer o futuro cultural do Estado

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) anunciou o cronograma das Conferências de Cultura em Alagoas, que acontecerão nos meses de outubro e dezembro. O tema central deste ano será “Democracia e o Direito à Cultura”, seguindo as diretrizes da Conferência Nacional de Cultura.

As etapas intermunicipais começarão em Batalha e se expandirão para as outras oito regiões administrativas de Alagoas. O objetivo desses encontros é promover discussões sobre as propostas e políticas culturais de cada município em relação ao Plano Nacional de Cultura. As ideias e propostas elaboradas nestas etapas serão debatidas durante a etapa estadual e, posteriormente, apresentadas na conferência nacional.

A superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, ressaltou a importância de colocar o desenvolvimento cultural do estado no centro das discussões durante as conferências intermunicipais. A meta é estabelecer políticas culturais sólidas e promover o apoio ao crescimento contínuo do setor cultural.

Os participantes, a partir de 16 anos, poderão se inscrever gratuitamente preenchendo a ficha de inscrição disponível no local do evento.

A Conferência Estadual de Cultura representa a instância máxima na definição das diretrizes para a Política Estadual de Cultura de Alagoas. A política abrange programas, projetos e ações que buscam fomentar o desenvolvimento cultural do estado, abrangendo as dimensões cidadã, econômica e estética.

A V Conferência Estadual de Cultura de Alagoas acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro em Maceió e faz parte da IV Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre os dias 4 e 8 de março de 2024.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, as conferências são parte da retomada das políticas públicas de cultura no Brasil, momento fundamental de diálogo entre o poder público e a sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais.

A gestora destacou que a conferência representa uma oportunidade única para promover uma sólida conexão entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo é definir diretrizes abrangentes para a formulação de políticas culturais que possam enriquecer a cultura alagoana e brasileira, fortalecendo ainda mais o panorama cultural do estado e do país.

Confira abaixo o cronograma das conferências:

– Etapa intermunicipal:
– 17/10: Região Agreste – Batalha
– 19/10: Região Metropolitana – Coqueiro Seco
– 20/10: Região Tabuleiros do Sul – Coruripe
– 21/10: Região Planalto da Borborema – Palmeira dos Índios
– 23/10: Região Norte – Campestre
– 25/10: Região Baixo São Francisco – Penedo
– 27/10: Região Médio Sertão – Pão de Açúcar
– 28/10: Região Alto Sertão – Piranhas
– 30/10: Região Serrana dos Quilombos – União dos Palmares

– Etapa Estadual:
– 04 e 05/12: Maceió (Centro de Convenções de Maceió)

Essas conferências são de extrema importância para o fortalecimento da cultura em Alagoas, proporcionando um amplo debate sobre as políticas culturais do estado e a participação ativa da sociedade civil na definição das diretrizes para o desenvolvimento cultural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo