Escolas estaduais apresentam 60 projetos científicos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Penedo e Porto Calvo

No último final de semana, estudantes de escolas estaduais de Penedo e Porto Calvo apresentaram 60 projetos científicos durante a Mostra Científica Estadual de Criatividade, Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Educação. O evento faz parte da programação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e tem como objetivo fomentar a prática científica entre os estudantes do ensino médio.

A mostra contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). As apresentações dos projetos ocorreram nos dias 17 e 19 deste mês, no Ginásio Padre Manuel Vieira, em Penedo, e na Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, respectivamente. Os projetos foram apresentados das 8h às 17h.

Os trabalhos foram divididos em diferentes áreas, como ciências biológicas, ciências exatas e da terra, engenharia, programação, robótica e ciências humanas. O tema da mostra foi voltado para ciências básicas e desenvolvimento sustentável, seguindo a temática da Semana Nacional.

Os projetos vencedores da mostra terão a oportunidade de participar da Febrace-USP, considerada a maior feira científica do país. A Febrace é realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP) e visa incentivar a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo entre os jovens cientistas.

Além disso, outras escolas estaduais da região também participaram da mostra. Em Penedo, apresentaram trabalhos as escolas estaduais Professor Ernani Méro, Dr. Alcides de Andrade, Comendador José da Silva Peixoto, Professor João Valeriano de Oliveira e Gabino Besouro. Em Porto Calvo, estiveram presentes as escolas estaduais Nossa Senhora da Apresentação e Guedes de Miranda, além de outras escolas da região.

A mostra científica é uma oportunidade para os estudantes mostrarem seus conhecimentos e habilidades em diferentes áreas científicas. Além disso, incentiva a criatividade, a pesquisa e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento da educação e da ciência no estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo