Comissão especial da Câmara dos Deputados debate a importância da vacinação para pacientes com câncer

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao câncer no Brasil realizará um importante seminário nesta terça-feira (17) sobre a relevância da imunização do paciente oncológico. O evento ocorrerá no plenário 10, às 9 horas, e contará com a presença de especialistas, representantes de entidades da sociedade civil e do governo.

O presidente da comissão, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), propôs a realização do seminário e ressaltou a importância da vacinação tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Segundo o deputado, a imunização é uma aliada fundamental na prevenção e eliminação de diversos tipos de câncer, como o do colo do útero, anal, de vulva, vagina, pênis e orofaringe. Além disso, a vacina contra a hepatite B é de extrema relevância, pois previne casos de hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado.

Weliton Prado destaca que os pacientes oncológicos têm maior probabilidade de desenvolverem um quadro grave devido ao comprometimento da imunidade, o que os torna mais suscetíveis a infecções. Essas infecções podem atrasar ou até mesmo impossibilitar o tratamento antineoplásico, cirurgias, consultas e exames, levando a consequências graves e, em alguns casos, até mesmo à morte do paciente.

O deputado ressalta que, além da prevenção, as vacinas desempenham um papel fundamental no cuidado e na qualidade de vida dos pacientes oncológicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, a influenza e a doença pneumocócica apresentam um risco 12 vezes maior para os pacientes com câncer. No caso da influenza, por exemplo, a vacinação pode reduzir em até 58% o risco de hospitalização desses pacientes.

A promoção desse seminário é de extrema importância para disseminar informações sobre a importância da vacinação para pacientes oncológicos e destacar como essa medida pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o sucesso do tratamento dessas pessoas. É fundamental que especialistas, representantes de entidades da sociedade civil e do governo estejam presentes nesse evento para trocarem conhecimentos e discutirem estratégias de ampliação e melhorias na imunização desse público.

Portanto, a realização desse seminário representa um avanço no debate sobre a imunização contra o câncer e reforça a importância de políticas públicas eficientes nesse sentido. A vacinação se mostra como uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção e no apoio ao tratamento de pacientes oncológicos, garantindo sua segurança e bem-estar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo