Durante o evento, que contou com o apoio de pesquisadores, representantes do Fórum Estadual Permanente de Educação Escolar Indígena (FEPEEIND) e lideranças das comunidades tradicionais, os participantes debateram os estudos iniciados há mais de duas décadas sobre a construção de um documento que contemple as particularidades dos povos indígenas, considerando o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).
Um dos principais temas discutidos durante o encontro foi a disparidade entre o currículo convencional e o currículo para e com a educação escolar indígena. O secretário executivo de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho, ressaltou a importância da recriação da Gerência Especial de Educação Escolar Indígena, que voltou a integrar a estrutura organizacional da Seduc. Isso fortalece o diálogo permanente com as comunidades indígenas e reforça a consolidação de direitos, como o direito à educação de qualidade.
Além disso, o encontro também trouxe à tona a importância da infraestrutura escolar. Em agosto deste ano, o Governo de Alagoas entregou a reforma da Escola Estadual Indígena Balbino Ferreira, em Palmeira dos Índios, e autorizou a construção de mais quatro unidades para contemplar os povos indígenas de Akonã (Traipu), Karapotó (São Sebastião), Kalankó (Água Branca) e Karuazu (Pariconha).
Gecinaldo Soares de Queiroz, gestor da Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva, ressaltou a importância do encontro para discutir a realidade dos povos indígenas e construir, coletivamente, as mudanças necessárias na educação escolar indígena. No evento, também estiveram presentes professores das universidades Federal e Estadual de Alagoas, e do Instituto Federal de Alagoas.
Alagoas conta com 227 professores indígenas que atuam nas 17 escolas de cinco Gerências Especiais de Educação (GEEs), garantindo a educação básica em todas as suas fases, do ensino infantil ao ensino médio, além da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Com o debate e a colaboração de professores, pesquisadores e representantes das comunidades indígenas, a Secretaria de Educação busca fortalecer a educação básica nas escolas indígenas de Alagoas, considerando as particularidades dos povos indígenas e promovendo o diálogo constante com as comunidades. A recriação da Gerência Especial de Educação Escolar Indígena e a entrega de novas unidades demonstram o compromisso do governo estadual em garantir uma educação de qualidade para todos.