Senado aprova Projeto de Lei da Política Nacional de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos em homenagem à Tatiane Penhalosa

Na tarde desta terça-feira (17), o Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 2839/2019, que tem como objetivo instituir a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, popularmente conhecido como Lei Tatiane. A iniciativa surgiu em homenagem a Tatiane Penhalosa, uma jovem de apenas 32 anos que faleceu após passar dois longos anos aguardando um transplante de coração.

O principal objetivo da Política Nacional é promover a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, milhares de brasileiros aguardam na lista de espera por um órgão ou tecido que pode salvar suas vidas. No entanto, a falta de informação e o receio em relação ao processo de doação ainda são grandes obstáculos para a ampliação desse tipo de prática.

O projeto aprovado pelo Senado prevê a realização de campanhas de conscientização em todo o país, com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre a doação de órgãos e tecidos. Além disso, a proposta também visa incentivar a adoção de políticas públicas que facilitem o processo de doação e transplante, garantindo melhores condições para os pacientes que necessitam desses procedimentos.

Um dos principais pontos da Lei Tatiane é a criação de um cadastro nacional de doadores, que permitirá o acompanhamento mais efetivo da quantidade de órgãos disponíveis e das demandas dos pacientes. Atualmente, o Sistema Nacional de Transplantes é responsável pela centralização dessas informações, porém, a criação de um cadastro específico para doadores poderá agilizar e aprimorar os processos de captação, distribuição e transplante de órgãos.

O texto aprovado pelo Senado agora segue para sanção presidencial. Após aprovado, a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos entrará em vigor, proporcionando um importante avanço na área da saúde e garantindo a ampliação do acesso aos transplantes no Brasil.

Em suma, a aprovação do projeto de lei demonstra a preocupação e o comprometimento do Senado Federal com a saúde pública. Com a implantação da Política Nacional, espera-se uma maior conscientização da população sobre a doação de órgãos e tecidos, bem como a melhoria dos processos de captação e distribuição, resultando em mais esperança e qualidade de vida para aqueles que necessitam de um transplante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo