Sesau capacita técnicos das UPAs Cidade Universitária e Chã da Jaqueira para atendimento humanizado de pessoas em situação de rua

No dia 17 de outubro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou técnicos das Unidades Pronto Atendimento (UPA) Cidade Universitária e Chã da Jaqueira sobre acolhimento de pessoas em situação de rua. O treinamento, que faz parte do Ciclo de Capacitações promovido pela Assessoria de Políticas Transversais da Gerência de Atenção Primária, tem como objetivo qualificar os profissionais para o atendimento à população de rua e garantir uma assistência humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação foi ministrada pela técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, a psicóloga Elma Liliane de Araújo. Ela ressaltou a importância de melhorar a humanização no atendimento a esse público e esclarecer para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais, UPAs e ambulatórios a necessidade de tratar a população em situação de rua da mesma forma que qualquer outro usuário, levando em consideração suas particularidades.

Durante a palestra, foram abordados temas como a Política Nacional para a População em Situação de Rua, dignidade e inclusão, além da importância da humanização desde o momento de acolhimento dessas pessoas. Também foram apresentadas estratégias e metodologias de trabalho para a promoção e garantia dos direitos humanos.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, é fundamental conscientizar e qualificar os profissionais de saúde do Estado para que possam ter um olhar ainda mais humanizado e empático com os pacientes em situação de rua. Ele destacou que é responsabilidade de todos aprender a lidar com essa realidade e encontrar a melhor forma de tratar esses pacientes.

A capacitação dos técnicos das UPAs Cidade Universitária e Chã da Jaqueira é mais uma iniciativa da Sesau para melhorar a qualidade do atendimento à população em situação de rua. Ao investir em treinamentos e capacitações para os profissionais de saúde, a secretaria busca garantir uma assistência de qualidade e em conformidade com os princípios do SUS.

Essa ação da Sesau é mais uma demonstração do compromisso do órgão em promover políticas públicas que atendam às necessidades da população em situação de rua. Através de capacitações como essa, é possível garantir uma abordagem humanizada e acolhedora, proporcionando dignidade e inclusão a esses indivíduos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo