Hospital do Coração Alagoano em fase de credenciamento para transplantes de rim e coração recebe visita técnica da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes.

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, está em fase de credenciamento para realizar transplantes de rim e de coração pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade hospitalar recebeu a visita técnica da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de avaliar a infraestrutura e os critérios técnicos necessários para a realização dos transplantes.

De acordo com a técnica Flaviana de Jesus Silva, responsável pela regulamentação e controle do processo de doação e transplantes no país, o hospital já recebeu a aprovação do MS em relação aos critérios técnicos, documentação, certidões negativas de infração ética e currículo da equipe técnica. Essas aprovações são requisitos essenciais para o credenciamento da unidade.

O diretor do hospital, Otoni Veríssimo, considera a visita da CGSNT como uma etapa positiva no processo de credenciamento. Segundo ele, o hospital possui uma boa infraestrutura, fluxos bem definidos, corpo clínico especializado e equipe técnica capacitada, além de contar com um excelente parque tecnológico e importantes programas e projetos. Agora, o Hospital do Coração Alagoano aguarda a emissão da portaria ministerial para a formalização do credenciamento.

Durante a visita, o deputado estadual José Wanderley Neto, cardiologista pioneiro em transplantes de coração em Alagoas, ressaltou a importância do credenciamento do hospital, principalmente para os pacientes que necessitam de transplante de rim. Ele acredita que até dezembro o credenciamento será confirmado e que isso resolverá um problema muito sério. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o credenciamento salvará muitas vidas, já que Alagoas terá um hospital 100% SUS para a realização de transplantes de coração e rim.

O Hospital do Coração Alagoano foi inaugurado em setembro de 2022 e possui 52 leitos, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas. Além disso, a unidade dispõe de dois programas importantes: o de insuficiência cardíaca, que garante diagnóstico e acompanhamento clínico e terapêutico a pacientes com essa condição, e o de acompanhamento de pacientes transplantados, que conta com uma equipe multiprofissional capacitada.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, garantido pelo SUS. No entanto, ainda há uma grande quantidade de pessoas aguardando na fila de espera. Por isso, a CGSNT realiza ações para agilizar o processo de doação e aumentar a quantidade de equipes e hospitais habilitados para a realização de transplantes. Vale destacar que, no Brasil, para ser doador de órgãos, basta expressar o desejo à família para que ela possa autorizar posteriormente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo